Manaus seg, 19 out
A Crítica
Geral

Artistas terão que devolver auxílio da SEC

Publicado em 27/05/2021 às 12h50 · Atualizado em 13/03/2022 às 19h27
Artistas terão que devolver auxílio da SEC

Cerca de 100 artistas amazonenses foram notificados a devolver, de uma só vez, R$ 1,8 mil do auxílio emergencial destinado ao setor de  Cultura.  O Ministério da Previdência identificou que eles também recebem o Bolsa Família, e por este motivo, pediu ressarcimento.  Acontece que, de acordo com o defensor público Rafael Barbosa,  a condição  não constava no edital de inscrição. Com isso, a Defensoria Pública tentará, juntamente com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, reverter a situação da classe artística.   

Boa-fé   Segundo Rafael, os artistas não agiram por  má-fé, uma vez que o edital  dizia que o único benefício que poderia ser acumulado era o do Bolsa Família.     E mesmo assim,  caso não devolvam o valor integral do auxílio, que foi pago   em três parcelas,  eles correm o risco de ter o nome incluído na Dívida Ativa do Estado.

‘Nome sujo’   “Muitos destes artistas não terão como devolver e  por isso devem ficar com o ‘nome sujo’.  Nestas condições, eles não poderão  participar de  licitações ou editais da secretaria.  O que é preocupante, já que  a  maioria vive disso”, ressaltou o defensor Rafael Barbosa, que atua em causas de interesses coletivos na DPE.   

Campanha  Ex-superintendente da Zona Franca de Manaus (ZFM), Coronel Menezes, será o coordenador de campanha para reeleição do presidente Jair Bolsonaro em 2022, no Amazonas. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa de Menezes.

Candidato   Menezes, no entanto, afirmou que ainda será candidato em 2022, mesmo coordenando a campanha, pois já “possui experiência por ter comandado a campanha em 2018” . Ele fará as duas coisas simultaneamente.  

 Força-Tarefa..   Encerrada em fevereiro após dois anos de atividades, a Força-Tarefa Amazônia do Ministério Público Federal (MPF) deve ser reeditada com outro nome (sem a expressão "Força-Tarefa"). O pedido de prorrogação foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) que, esta semana, ao ser procurada pelo Sim&Não para falar sobre o assunto.

…reeditada  A PGR informou que já existem documentos encaminhados para a prorrogação. Os procuradores que integram o grupo foram oficiados e, segundo apuração da coluna, as informações solicitadas já foram enviadas para Brasília.

 Parlamentares… Chamadas de 'Casa do Povo', a Assembleia Legislativa do Amazonas e a Câmara Municipal de Manaus tem um percentual de vacinados contra a Covid-19 maior que o da população atual. Enquanto o Amazonas vacinou pouco mais de 17% de sua população, 41% dos parlamentares já foram vacinados com pelo menos uma dose.

…vacinados   Na Assembleia Legislativa, foram vacinados 10 dos 24 parlamentares. Já na Câmara Municipal, 17 vereadores, dos 41 que integram o parlamento, garantiram o imunizante. O levantamento foi feito com base somente nas vacinações realizadas em Manaus até o dia 24, em lista divulgada e atualizada diariamente pela Prefeitura de Manaus. Deputados que eventualmente tenham se vacinado em municípios do interior do Estado não aparecem no cômputo.

Vingança? A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), revogou, com 15 votos favoráveis, o Título de Cidadão do Amazonas do publicitário Durango Duarte. Durango criticou em entrevista a um portal local a ineficiência das Assembleias Legislativas de todo o Brasil e questionou o poder dos deputados após a Constituição Federal de 1988.

Leia também

Voltar para Geral