Mundo digital

Google apresenta novidades para o Brasil

Gigante anuncia novo centro de engenharia em SP, uso de novas tecnologias e iniciativas voltadas às eleições, jornalismo, empreendedorismo, educação e ao meio ambiente

Luciano Falbo
luciano.falbo@acritica.com
14/06/2022 às 20:28.
Atualizado em 14/06/2022 às 20:51

Fábio Coelho, presidente do Google Brasil (Google/divulgação)

SÃO PAULO - O Google anunciou, nesta terça-feira (14), novos investimentos e iniciativas no Brasil. A gigante da tecnologia também divulgou balanço do impacto econômico de algumas das suas principais plataformas.

Entre as novidades anunciadas, durante o evento "Google for Brasil", em São Paulo (SP), estão a ampliação das operações da empresa no País, novas tecnologias (voltadas às eleições de 2022, inclusive) e o fomento a ações de cunho mais social - que vão do apoio a produção jornalística, organizações sociais e startups, além da concessão de bolsas de capacitação.

Até 2024, a companhia vai inaugurar o Centro de Engenharia em São Paulo, o segundo do tipo no País - o primeiro e único até então fica em Minas Gerais. A nova unidade é fruto de uma parceria com o  Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e será parte do ambiente promotor da inovação do "IPT Open Experience".

O centro trabalhará no desenvolvimento de soluções para setores estratégicos da empresa a nível global, entre elas privacidade e segurança on-line.

O prédio, o principal do IPT, está sendo adaptado. O imóvel da década de 1930 tem 7 mil metros quadrados e terá capacidade para até 400 pessoas.

Em parceria com o CIEE, o distribuirá 30 mil bolsas de estudo para a formação de jovens em Suporte de TI, Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos e Design UX.

Ações voltadas ao empreendedorismo, à inclusão, ao meio ambiente e ao jornalismo, como doações, renovações programas de aceleração e apoio, também foram apresentados durante o evento.

Eleições

Para as eleições 2022, será divulgado um relatório do Google Trends com um detalhamento com as principais tendências de buscas relacionadas cinco grandes pautas eleitorais: saúde, educação, economia, segurança e meio ambiente. O relatório, com cinco capítulos e cerca de 50 páginas, estará disponível a partir de primeira quinzena de julho.

A partir do dia 16 de agosto, entrará no ar um site específico sobre as eleições, com dados em tempo real sobre candidatos, partidos e temas relacionados ao pleito, tendências e dúvidas.

Nós próximos dias, entra no ar o site Relatório de Transparência de Publicidade Política, que vai divulgar informações sobre anunciantes e anúncios que mencione candidatos, partidos político e governantes eleitos, mesmo que não haja pedido explícito de voto.

Ainda sobre as eleições, a empresa renovou parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o combate à desinformação.

Inteligência artificial

A empresa também anunciou a chegada no Brasil do Duplex, uma tecnologia que usa inteligência artificial para a automatização de tarefas, lançado pelo Google em 2018 e já presente em 11 países. A tecnologia já está sendo testada em ligações para atualização do Perfil da Empresa, venda de ingressos para cinema e consulta ao local de votação.

Cerca de 200 ligações, com um robô que simula uma conversa humana, estão sendo realizadas todos os dias. Desde o início do ano, já foram realizadas cerca de 50 mil ligações.

Impacto econômico

O impacto econômico do Google no Brasil, em 2021, foi de R$ 104,5 bilhões. Esse é o valor que algumas das principais plataformas da empresa movimentaram: Busca, Google Ads, AdSense, Play Store e YouTube. Os dados são do Relatório de Impacto Econômico, produzido pela consultoria independente AlphaBeta.

Só a Play Store gerou R$ 1,3 bilhão de receita para desenvolvedores de aplicativos.

De acordo com o Google, no ano passado, essas cinco plataformas realizou 375 milhões de ligações diretas entre empresas e consumidores.

A guinada digital, avalia a companhia, teve reforço em 2020, por conta da pandemia, e se consolidou em 2021.

"Se você quer produzir para todo mundo, todo mundo tem que estar participando", sentenciou Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, ao destacar as iniciativas.

Ritmo de Gil

Como parte dos lançamentos do Google for Brasil, foi apresentado "O Ritmo de Gil", uma mostra digital que homenageia a vida e obra de Gilberto Gil, que completa 80 anos em 2022. A mostra pode ser acessada em http://g.co/gilbertogil

A mostra, em parceria com o Instituto Gilberto Gil, é a maior do Google Arts & Culture feita com o homenageado vivo. É a maior de um artista da América Latina.

O acervo digital conta com mais de 140 mil fotos, distribuídas em 140 seções, além de 900 vídeos e gravações históricas.

A mostra conta com um álbum inédito de Gil gravado em Nova Iorque (EUA) em 1982 e que era considerado perdido. Durante o trabalho de levantamento do material para o "museu virtual", uma fita cassete com a gravação foi encontrada. "Nós escombros", disse Gil sobre o trabalho de "arqueologia" feito por sua equipe de pesquisa.

O álbum, gravado em inglês, tem versões de músicas do artista já consagradas em português, e canções inéditas.

Gravado em apenas dois canais de áudio, o material não foi remasterizado para, segundo o próprio Gil, manter "um sabor diferente de um produto, industrial, com arte finalização".

Outras informações sobre os anúncios do Google for Brasil serão publicadas em A Crítica ao longo da semana.

*O repórter viajou a convite do Google 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por