Manaus ter, 3 nov
A Crítica
Geral

Queimadas no AM: combate aéreo já lançou 1,1 milhão de litros de água

Operações somam 390,5 horas de voo desde 10 de outubro; balanço oficial aponta 337 ocorrências extintas e 13 aeronaves disponíveis.

Publicado em 21/10/2026 às 08h20 · Atualizado em 21/10/2026 às 08h27
Avião lança água sobre incêndio florestal em área de vegetação cercada por fumaça, com equipes e caminhões em solo.
Aeronave lança água sobre área de floresta atingida por incêndio, em meio à fumaça e às chamas. Operações aéreas no Amazonas somaram mais de 1,1 milhão de litros de água lançados desde 10 de outubro, segundo balanço do governo federal Foto: Divulgação

Mais de 1,1 milhão de litros de água foram lançados sobre áreas atingidas por incêndios florestais no Amazonas desde 10 de outubro. As operações aéreas somam 390,5 horas de voo e 369 lançamentos de água, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (21) pelo governo federal.

O levantamento informa que 337 ocorrências foram extintas desde o início da temporada de incêndios. Atualmente, 13 aeronaves federais estão disponíveis para as operações de combate ao fogo no estado.

A estrutura inclui seis aviões Air Tractor, utilizados no lançamento de água, cinco helicópteros empregados no transporte de brigadistas e equipamentos, além do combate aéreo, e dois aviões KC-390, da Força Aérea Brasileira (FAB), também utilizados nas operações de lançamento de água.

Atuação das Forças Armadas

As Forças Armadas participam das operações de combate aos incêndios no Amazonas. Segundo o balanço, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira realizaram, juntos, 30 missões.

A Marinha emprega três helicópteros e dois navios em missões de transporte e apoio logístico. O Exército disponibiliza um helicóptero para transporte logístico, enquanto a FAB utiliza aeronaves nas operações aéreas contra os incêndios.

Também foi enviado um helicóptero Bell 412 para transportar equipes responsáveis por diligências e perícias em campo. Uma aeronave da família Esquilo deverá integrar as operações.

LEIA MAIS >>> Amazonas recebe R$ 3,5 milhões contra queimadas e estiagem

Fiscalização e investigação

Além do combate às chamas, órgãos federais e estaduais realizam fiscalizações e investigam possíveis crimes relacionados aos incêndios florestais.

A força-tarefa reúne Polícia Federal (PF), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e órgãos estaduais.

As equipes realizam diligências, perícias em campo e análise de imagens de satélite para esclarecer as circunstâncias dos incêndios e identificar possíveis responsáveis.

Em Autazes e Careiro da Várzea, o Ibama realizou 19 ações de fiscalização em propriedades rurais. As operações resultaram em 17 multas, que somam aproximadamente R$ 2 milhões, e no embargo de 12 áreas, com cerca de 252 hectares. Os detalhes da fiscalização são abordados em reportagem vinculada.

Leia também

Voltar para Geral