Manaus dom, 18 out
A Crítica
Opinião

Otimismo no mercado

Publicado em 03/02/2019 às 12h15 · Atualizado em 13/03/2022 às 20h48
Otimismo no mercado

Há muito tempo, o mercado imobiliário do Amazonas não fechava um ano com crescimento de dois dígitos no retrovisor e expectativas positivas à frente. Após vários anos de recuos e estagnação, 2018 foi encerrado com alta superior a 10% nas vendas sobre o resultado de 2017. O movimento ainda é tímido, mas suficiente para despertar o otimismo do empresariado no Amazonas, que já projeta avanço mais expressivo neste ano.

Mas  é preciso  cautela: a alta nas vendas não tem relação com a oferta de imóveis novos ou com a venda de unidades ainda na planta. De fato, os lançamentos imobiliários tem sido escassos, principalmente para a classe média. Os imóveis atualmente disponíveis fazem parte de um estoque  que atende a procura por parte de consumidores dessa faixa de renda. Mas só o fato de essa procura ter aumentado com certa expressividade em 2018 é sinal de que o mercado como um todo tende a se aquecer.

Além disso, pesquisas mostram que o consumidor está otimista com o futuro, o que pode se refletir em disposição para assumir compromissos de longo prazo, com reflexos no mercado de imóveis. Não é à toa que algumas construtoras se preparam para sair na frente com lançamentos de imóveis novos. Vale lembrar que a compra de unidades na planta, embora signifique maior tempo para entrega, também é mais vantajosa do ponto de vista das finanças: o imóvel sai mais barato e só se valoriza  em seguida, sendo ótima opção para quem pensa em investir.

Outra boa notícia é que, com o mercado imobiliário voltando aos trilhos, alimenta um dos ramos econômicos que mais emprega, a construção civil, que também tem sido duramente atingida pelo esfriamento causado pela crise econômica que já se alonga por mais de uma década. Dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-AM) mostram que, após longo período de recuos, nos últimos cinco meses o setor apresentou indicadores positivos de contratações no mercado amazonense. Segurança jurídica, financiamento ao setor e melhoria dos negócios, de modo geral, tem causado um avanço no mercado.

No entanto, vale ressaltar que muito desse otimismo se baseia na crença de que os governos estadual e federal tomarão medidas que venham ao encontro dos anseios da classe empresarial, fazendo a roda da economia girar com maior vigor. Se as coisas serão mesmo assim, os próximos meses vão responder.