PT pede CPMI para investigar Flávio Bolsonaro e Banco Master
Requerimento no Congresso visa apurar repasses ligados a filme sobre Jair Bolsonaro e suspeitas de fraudes no INSS
O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou uma ofensiva no Congresso Nacional para recolher assinaturas e instaurar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). O objetivo do colegiado é apurar suspeitas de corrupção envolvendo o senador Flávio Bolsonaro e supostas conexões com o Banco Master, além de denúncias de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A iniciativa parlamentar busca esclarecer a relação entre o senador e o proprietário da instituição financeira, Daniel Vorcaro. As suspeitas decorrem de apurações da Polícia Federal sobre movimentações financeiras no exterior, incluindo um depósito de R$ 134 milhões realizado por Fabiano Zettel, sócio de Vorcaro, no fundo Raven Gate, nos Estados Unidos, que tinha como destinação oficial o financiamento do filme Dark Horse, produção sobre a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo os indícios apontados, o Banco Central não identificou a utilização integral do montante na obra cinematográfica. A suspeita sob investigação é de que parte desses recursos possa ter sido desviada para custear despesas de Eduardo Bolsonaro no exterior, onde reside atualmente sem exercer mandato parlamentar ou função pública.
O pedido de investigação também abrange suspeitas envolvendo o INSS. Em coletiva de imprensa, o líder do PT na Câmara, deputado Pedro Uczai, ressaltou a intenção de apurar supostas relações de compartilhamento de espaço empresarial entre Flávio Bolsonaro e investigados em esquemas previdenciários.
Para que a comissão mista seja formalmente instalada no Congresso Nacional, são necessárias ao menos 198 assinaturas de parlamentares, divididas entre 171 deputados federais e 27 senadores. Até o momento, os articuladores da proposta somam 103 adesões ao requerimento.