Os brasileiros que quiserem realizar a mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não precisarão pagar nada. Isso porque o Sest Senat lançou o edital da nova edição do Programa Mais Motoristas, iniciativa que custeia a transição e oferece qualificação para quem pretende seguir a carreira de motorista.
As inscrições vão de 24 de junho a 14 de julho. Para as mulheres, a janela antecipada vale de 24 a 28 de junho; para os inscritos no CadÚnico, o período será de 29 de junho a 3 de julho; enquanto para o público geral a candidatura poderá ser feita entre 4 e 14 de julho.
Os candidatos serão convocados por etapas, desde que cumpram com os requisitos do edital. O programa permite que condutores com as categorias B, C ou D façam o movimento para as categorias superiores. Após passar por essa etapa do processo de habilitação, os participantes vão para a Escola de Motoristas Profissionais do Sest Senat.
O curso aborda conteúdos teóricos e práticos, incluindo direção, manobras, checklist de veículos e medidas de segurança. A carga horária é de 107 horas e o processo pode ser concluído dentro de um prazo de quatro meses. Todas as vagas são ofertadas para as unidades de Rio Grande e Pelotas.

Setor sofre com falta de profissionais
De acordo com dados do transporte, existe um déficit estimado em cerca de 120 mil motoristas no segmento de cargas. Cerca de 65% das transportadoras relatam dificuldades para preencher vagas. E, além disso, o número de profissionais habilitados caiu aproximadamente 20% na última década.
O objetivo do Mais Motoristas é enfrentar essa questão. O programa cobre custos como exames médicos e psicológicos, exame toxicológico, aulas práticas, aluguel de veículo no Centro de Formação de Condutores (CFC) e a etapa de capacitação profissional.
“A ideia é justamente formar profissionais que atendam às exigências do mercado, começando pela habilitação e avançando para a qualificação profissional”, disse a coordenadora do Sest Senat Pelotas, Bárbara Pinzon.





