A construção de uma megafábrica avaliada em R$ 25 bilhões já começa a transformar a realidade de uma cidade brasileira que tinha apenas 8,4 mil habitantes. O avanço das obras também impulsiona a criação de milhares de empregos, enquanto o município passa por mudanças rápidas em diferentes setores.
A cidade de Inocência, conhecida como “Princesinha do Leste”, fica no Mato Grosso do Sul, a 334 km de Campo Grande. O município foi escolhido para receber o Projeto Sucuriú, desenvolvido pelo grupo Arauco, que prevê a instalação da maior fábrica de celulose do mundo em etapa única.
Com a chegada do empreendimento, a população local praticamente começou a dobrar durante a fase de construção. A unidade terá capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas anuais de celulose de eucalipto, justamente com foco em exportações para China, Europa e América do Norte.
As obras também avançaram rapidamente nos últimos meses e já superaram a fase inicial de terraplenagem. Cerca de 70% das obras civis foram concluídas, enquanto o projeto entrou na etapa de montagem eletromecânica, envolvendo tubulações, válvulas, sistemas industriais e equipamentos automatizados.
A empresa Valmet, responsável pelo fornecimento de tecnologia, também pretende ampliar a quantidade de trabalhadores no canteiro. O número de funcionários deve subir de 4 mil para 8 mil pessoas nos próximos meses, até mesmo para acelerar o cronograma técnico previsto para 2026.

Crescimento traz desafios para a cidade
Durante o pico das obras, a expectativa é que mais de 14 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados na região. Depois do início das operações, previsto para o segundo semestre de 2027, o complexo industrial poderá manter cerca de 6 mil vagas permanentes ligadas à produção e fornecedores.
No entanto, o crescimento acelerado também aumenta a pressão sobre a infraestrutura urbana de Inocência. A cidade precisará ampliar áreas de habitação, saúde, transporte e serviços, enquanto o projeto reacende discussões sobre sustentabilidade, uso da água e expansão das florestas plantadas de eucalipto.






