Sábado, 30 de Maio de 2020
DISTRITO

Fábrica da Samsung em Manaus paralisa atividades por conta do coronavírus

Segundo Sindicato dos Metalúrgicos, paralisação é de uma semana, com licença remunerada; comunicado interno não especifica retorno, destacando apenas que não haverá expediente nesta terça-feira



fabrica_samsung-2_CB018584-68A6-40F7-A04C-0AD457133DD4.jpg
23/03/2020 às 20:58

A empresa Samsung Eletronics, uma das maiores em atividade no Polo Industrial de Manaus, vai paralisar suas atividades por pelo menos 7 dias a partir desta terça-feira (24). 

A informação da suspensão circulou entre os funcionários nesta segunda-feira e foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, Valdemir Santana. A reportagem procurou a assessoria de imprensa da companhia e aguarda uma posição. 



A empresa é a primeira do Distrito Industrial a paralisar suas atividades em meio à pandemia de coronavírus. A decisão foi tomada no dia que a empresa foi alvo de reclamações do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, que acusou a Samsung de não respeitar as normas de segurança estabelecidas pelos órgãos de saúde. As imagens, que mostram trabalhadores aglomerados em uma fila, contrariando as orientações de prevenção ao Coronavírus, foram reveladas pelo blog da jornalista Rosiene Carvalho. 

Um comunicado foi distribuído aos trabalhadores, informando que a medida seria tomada para reduzir a “probabilidade de contágio por COVID-19 na cidade de Manaus e com a intenção de redobrar os cuidados com a saúde e o bem-estar de nossos funcionários”. No comunicado, a data do retorno aos trabalhos não foi estabelecida. “A data de retorno será definida e comunicada a medida que as informações forem recebidas”, atesta o informe.

De acordo com Valdemir Santana, a informação repassada pela diretoria da fábrica ao sindicato foi de que as atividades seriam paralisadas por toda esta semana para um ajuste nas normas de segurança, com retorno na segunda-feira da próxima semana. Segundo o sindicalista, a diretoria se comprometeu a dar licença remunerada aos trabalhadores da fábrica. 

A preocupação com o Distrito Industrial e suas possibilidades de contágio tem sido motivo de apreensão por parte dos trabalhadores. Em dezembro do ano passado, eram cerca de 89 mil trabalhadores nas fábricas do Polo Industrial. Com a grande concentração de pessoas em ambientes fechados, trabalhando juntos e inclusive fazendo as refeições em refeitórios coletivos, os trabalhadores temem uma facilitação para o contágio do novo coronavírus. Até aqui, além da Samsung, a Transire da Amazônia foi a única empresa a anunciar um plano de paralisação de atividades - o que deve ocorrer até sexta-feira. 

Nesta segunda-feira, em ato que decretou estado de calamidade pública no Amazonas, o governador Wilson Lima determinou que as empresas do Polo “adotem as recomendações da autoridade sanitária quanto às medidas de contenção da disseminação do vírus”.  O Polo Industrial de Manaus é o principal motor da economia do Estado. Em 2019, o faturamento das empresas chegou a R$104,62 bilhões, um aumento de 12% em relação ao ano anterior, conforme indicados econômicos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Por meio de nota, a Samsung informou que tomou as medidas visando a saúde e a segurança dos seus colaboradores. Confira o posicionamento da empresa na íntegra:

"Para a Samsung, a saúde e a segurança de nossos colaboradores são nossa maior prioridade e, como medida de precaução, estamos fechando a fábrica de Manaus de 24 a 29 de março.

Além disso, os funcionários do nosso escritório em São Paulo e do nosso centro de P&D em Campinas já estão trabalhando em casa desde 23 de março, uma decisão tomada para impedir a propagação do coronavírus. A empresa está monitorando continuamente a situação do Covid-19 e continua comprometida com o bem-estar de todos.

A Samsung reforça que segue todas as diretrizes de prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde do país e de outras autoridades locais. Também enfatiza que está comprometida em garantir o bem-estar de seus funcionários", finalizou a nota da empresa.



 

News whatsapp image 2019 06 22 at 17.28.20 a187bead 9f3c 42a6 86d0 61eb3f792e97
Jornalista de A CRÍTICA

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.