Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
OCUPAÇÃO EM CRESCIMENTO

Operação apura desmatamento e queimadas na invasão Monte Horebe

Polícia diz que série de crimes ambientais foram identificados na área, localizada nas proximidades da reserva Adolpho Ducke. Polícia Civil vai investigar caso para identificar envolvidos



WhatsApp_Image_2019-09-25_at_19.05.34_14569EBB-1EFD-4534-886F-A631870DC738.jpeg Foto: Divulgação
25/09/2019 às 20:19

Uma operação coordenada pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) foi desencadeada para apurar denúncias de crimes ambientais, na tarde desta quarta-feira (25), em uma área conhecida como invasão Monte Horebe, atrás do Conjunto Viver Melhor, na Zona Norte de Manaus. 

De acordo com a titular da Dema, delegada Carla Biaggi, nos limites da reserva Adolpho Ducke, foram constatadas uma série de crimes ambientais, como desmatamento e queimadas recentes, destruição de Áreas de Preservação Permanente e construção em local não edificável. 



"Temos uma investigação em curso sobre crimes naquela área e hoje recebemos uma denúncia de que a invasão estava adentrando nos limites da Reserva Florestal Adolpho Ducke. Com o apoio do Ipaam, fomos ao local apurar a extensão do dano e tentar identificar a autoria", explicou a titular da Dema, delegada Carla Biaggi.

Um levantamento foi feito de toda a área devastada para incluir nos relatórios do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Perícia Técnica. Nesta primeira fase, não houve prisões. A ação continuará para identificar os líderes da ação criminosa. Imagens aéreas feitas na área serão analisadas para ajudar no trabalho de investigação. 

"Vários crimes foram cometidos na localidade. Hoje o técnico do Ipaam fez um sobrevoo de drone para, a partir do georreferenciamento, confirmar se a reserva já foi atingida. Vamos aguardar o relatório para dar continuidade às investigações", afirmou a delegada.

A operação contou com a participação do Grupo Fera e Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), além do Batalhão Ambiental e 26 Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

>>>Leia mais: Interioranos, indígenas e estrangeiros dividem sonhos em comunidade


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.