Ministro da Saúde cancela viagem a Manaus para inauguração na FCecon
Luiz Henrique Mandetta inauguraria equipamentos de radioterapia com o governador Wilson Lima
O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta cancelou visita programada para esta sexta-feira (31) em Manaus. Mandetta iria inaugurar, em companhia com o governador Wilson Lima (PSC), equipamentos de radioterapia na Fundação Centro Amazonas (FCecon), situada na Zona Oeste da capital. A informação foi confirmada ao A Crítica pela assessoria do ministro.
Avaliado em R$ 715 mil, o equipamento, que acelera o tratamento de câncer, é resultado de um convênio da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e o Ministério da Saúde (MS).
O MS não quis informar o motivo do cancelamento da viagem do ministro. Entretanto, desde a última semana, as ações da pasta estão voltadas para responder ao surto mundial do coronavírus, que já matou mais de 200 pessoas na China.
Ontem (30), a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou alerta de emergência internacional e determinou aos governos que desenvolvam programas para conter a propagação do vírus.
No Brasil, ao menos 6 casos suspeitos estão em observação por equipes médicas do estado de Minas Gerais.