Manaus seg, 2 nov
A Crítica
Saúde

Fundação Dr. Thomas registra dois óbitos de idosos; 6 seguem internados

Idosos do sexo masculino, um de 87 anos e um de 83 anos, sofriam de doenças e possuíam quadro clínico grave, de acordo com a secretaria municipal de saúde. Médicos tentam conter avanço da doença entre o grupo de risco do asilo

Publicado em 21/04/2020 às 15h48 · Atualizado em 10/03/2022 às 10h44
Fundação Dr. Thomas registra dois óbitos de idosos; 6 seguem internados
Foto: Arquivo AC

A Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT) divulgou na manhã desta terça-feira (21) o quadro clínico dos internos da instituição que testaram positivo para Covid-19. Dos seis pacientes do sexo masculino em isolamento na enfermaria de Covid-19, um idoso está em estado grave, respirando com ajuda de aparelho. Outros cinco pacientes, com idade entre 67 e 87 anos, encontram-se sem queixas de dor ou falta de ar e continuam sendo monitorados pela equipe. Dois óbitos foram registrados na instituição, dois idosos do sexo masculino que já possuíam síndrome demencial e doenças avançadas de base, um de 87 anos e um de 83 anos.

Os pacientes estão sendo atendidos pela equipe do núcleo de saúde da própria instituição, além da equiped médica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e médicos voluntários.

Uma unidade semi-intensiva para tratamento da doença, causada pelo novo coronavírus, foi montada nas dependências da Fundação por uma empresa particular de saúde. A mesma empresa administra o hospital municipal de campanha Gilberto Novaes, na Zona Norte.

Enfermaria

Uma enfermaria intermediária também foi criada para acomodação de idosos que apresentaram sintomas, mas ainda estão esperando o resultado do teste.

Nesse espaço, encontram-se dois idosos, uma do sexo feminino e um do sexo masculino, ambos apresentam problemas respiratórios e já são monitorados pela equipe médica.

A unidade semi-intensiva da Fundação Doutor Thomas está utilizando o chamado “método Vanessa”, desenvolvido por uma empresa privada e que vem apresentado excelentes resultados aos pacientes. Entre as demais medidas adotadas pela instituição, a partir da confirmação dos primeiros casos de Covid-19 em institucionalizados, está a realização de exame de sangue, que foi coletado dentro da instituição pelo laboratório FAL (Farmacêuticos Associados Ltda.) em todos os idosos residentes.

“A equipe de serviço social está em contato com familiares, via telefone, tranquilizando sobre a situação dos idosos que estão na instituição. Os profissionais de serviço social e psicologia estão no suporte aos familiares e, no momento, estamos elaborando um plano estratégico de visitas virtuais para idoso e familiar”, informou a médica Simone Henriques, que é a coordenadora da equipe de saúde da instituição.

Ainda segundo Simone, que é especializada em Geriatria e Cuidados Paliativos, a Fundação aguarda o resultado dos novos exames realizados para comunicar os parentes. “Caso não sejam atestados positivos, iremos contatar o familiar que possui condições de assistir o idoso em sua residência durante o período de pandemia”, explicou.

*Com informações da assessoria