A crítica
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Início
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
A crítica
Sem resultados
Ver todos os resultados

Anvisa aprova novo medicamente pode ajudar muito quem tem diabetes

Por Vitor Gonçalves
15/03/2026
Anvisa

Créditos: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de um novo medicamento para quem tem diabetes. O teplizumabe, que tem como objetivo atrasar a progressão da doença, passa a ser permitido para pessoas a partir de 8 anos de idade com diabetes tipo 1.

O teplizumabe, comercializado como Tzield, age diretamente no sistema imunológico do usuário. O medicamento atua sobre células de defesa chamadas linfócitos T, que, nesse tipo específico de diabetes, o tipo 1, ataca por engano as células do pâncreas responsáveis por produzir insulina.

Créditos: Freepik

Assim, o tratamento busca reduzir o ataque e retardar a progressão da doença. Estudos indicam que o fármaco é capaz de adiar a progressão, em média, em dois anos. De acordo com a coordenadora do departamento de diabetes tipo 1 adulto da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Melanie Rodacki, a aprovação representa um avanço.

“A aprovação é um avanço significativo, mas ainda há etapas a cumprir para que o medicamento seja comercializado. Como o custo é alto, é essencial que sejam definidas estratégias de acesso por planos de saúde e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, é necessário que seja estabelecido um preço viável à realidade da população brasileira”, disse Rodacki.

Estágios do diabetes

Aviso rural

Nota obrigatória 📄

Produtores devem emitir nota fiscal?
Ver aviso
X

Nota obrigatória 📄

Ver aviso

Destacado anteriormente, o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune. Nela, o sistema imunológico passa a atacar as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina.

A progressão do quadro é separada em quatro estágios. Nos dois primeiros, a doença ainda não causa sintomas e não é necessário o uso de insulina. Mas já é possível identificar no sangue anticorpos que indicam o ataque do sistema imunológico às células pancreáticas.

É no estágio 3 que as alterações passam a atender aos critérios diagnósticos da doença, podendo aparecer sintomas como perda de peso, cansaço, visão turva e sede excessiva. Por último, o estágio 4 corresponde ao diabetes tipo 1 de longa duração.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Vitor Gonçalves

Vitor Gonçalves

Jornalista graduado pela Universidade Paulista, é apaixonado por futebol e por palavras. Atuou por anos como redator em sites voltados ao futebol, como Portal do Colorado e Portal do Palmeirense. Tem conhecimentos de SEO e marketing.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

São Paulo decide contratar 2 reforços para ajudar Dorival Júnior

Preferência de Dorival Jr coloca meio-campista na barca de saídas do São Paulo

01/06/2026
Governo estabelece valor mínimo do Bolsa Família a ser pago em maio

5 informações que precisam ser atualizadas para evitar o bloqueio do Bolsa Família em junho

01/06/2026
INSS prepara aumento na lista de trabalhadores que se aposentam com 15 anos de contribuição

Novas regras do auxílio-acidente pago pelo INSS já entraram em vigor

01/06/2026
5 benefícios do Bolsa Família que todas as famílias deveriam conhecer

Novas regras começam a valer no Bolsa Família para evitar falhas

01/06/2026
Limite de idade para idosos tomarem a vacina da gripe em 2026

Aviso geral para brasileiros com 50 anos ou mais sobre vacina contra doença grave

01/06/2026
A Crítica - Trends

A crítica

Navegue pelo site

  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade

Nossas redes sociais

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Política de Privacidade
  • Contato

A crítica