Literatura indígena

Livro eterniza histórias do povo indígena Omágua-Kambeba

A publicação foi escrita em regime de coautoria pela docente do Curso Formação de Professores Indígenas (FPI) da Universidade Federal do Amazonas, Helenice Aparecida Ricardo e pelo indígena do povo Kambeba, Mário dos Santos Cruz, e graduado pela FPI da Ufam

Karol Rocha
karol.rocha@acritica.com
11/07/2022 às 09:49.
Atualizado em 11/07/2022 às 09:49

Mário dos Santos Cruz (autor), Tomé Cruz (ilustrador), D. Diamantina Cruz (contadora de histórias e tradutora), Valdemir Silva (tuxaua da Aldeia Três Unidos), Helenice Ricardo (autora) e Raimundo Cruz Kambeba ( diretor da escola Kanata T'Ikua da aldeia Três Unidos) (Foto: Divulgação)

Algumas das histórias contadas pelo povo Omágua-Kambeba do Rio Cuieiras, situado na comunidade Três Irmãos, no Amazonas, estão agora documentadas em um livro intitulado: ‘E quem contará estas histórias quando não estivermos mais aqui?’.

A publicação foi escrita em regime de coautoria pela docente do Curso Formação de Professores Indígenas (FPI) da Universidade Federal do Amazonas, Helenice Aparecida Ricardo e pelo indígena do povo Kambeba, Mário dos Santos Cruz, e graduado pela FPI da Ufam. 

Segundo Helenice Ricardo, a ideia original é de Mário Cruz, que planejava fazer seu trabalho de conclusão de curso sobre contação de histórias da comunidade.

No entanto, outro tema foi escolhido para seu TCC. Depois de vencerem um edital de cultura, no ano passado, o trabalho foi resgatado e feito em coautoria, e com a anuência do povo Kambeba. 

“Não me interessava escrever um livro sem a anuência do povo, então o nosso objetivo foi promover a valorização das histórias orais nos espaços educativos e culturais, e também ajudar a contribuir para modificar as imagens estereotipadas que as pessoas tem sobre os povos indígenas. A intenção também é de fortalecer a identidade amazônica e contribuir para a valorização das tradições”, disse Ricardo.

“A contação de histórias é uma tradição de transmissão de conhecimento, de saberes, de fortalecimento dos laços sociais. Na comunidade Três Unidos do povo Kambeba, a dona Diamantina Cruz é a grande contadora de história”, complementou ainda. O trabalho foi contemplado pelo Edital Prêmio Amazonas Criativo, do Governo do Estado do Amazonas, no ano passado.

Anuência do Povo Kambeba

Segundo Ricardo, a produção do livro durou ao menos quatro meses. Ela ressaltou a colaboração com comunitários e reforçou que todas as histórias foram aprovadas pelos povos Kambebas do Rio Cueiras.

“A gente fez um encontro presencial para comunicar sobre o projeto e solicitar participação, e nós tivemos a anuência do tuchaua Valdemir da Silva e da dona Diamantina. Todas as decisões sobre o livro foram tomadas coletivamente e para isso, usamos WhatsApp, e-mail, Instagram e diante de tudo isso surgiu esse livro”. 

O livro contém um pouco da história do povo Kambeba da região de Três Unidos e os leitores terão a oportunidade de conhecer cinco das histórias mais contadas na Comunidade como Campo de Natureza; Mulher que virava cavalo; A curupira; O rei do trovão e as História de Filipe, irmão de Valdomiro Kambeba.

O lançamento da obra ocorreu no dia 25 de junho, na própria comunidade Três Irmãos. Como o livro foi contemplado por um edital público, a obra não pode ser vendida. Durante a próxima semana, os exemplares começarão a ser distribuídos em espaços educativos indígenas e não indígenas. O e-book pode ser acessado na internet através deste link: https://drive.google.com/file/d/1jSsfiWhY3ldZVtunYKTE9M0Q-v85n9-B/view?usp=sharing

Ficha técnica

Organizadores: Helenice Aparecida Ricardo (docente do Curso Formação de Professores Indígenas -FPI - FACED - UFAM \ Doutoranda do EHCT\ IG\Unicamp) e Mário dos Santos Cruz, indígena do povo Kambeba - (graduado pelo FPI\FACED\UFAM e mestrando do PPGAS\UFAM). Escrevemos o livro em regime de coautoria.

Tradutores Língua Kambeba: Diamantina Cruz, Mário dos Santos Cruz e Rainete Dias da Silva. Ilustrações: Tomé Cruz (povo Kambeba) e Grafismo: Tainara da Costa Cruz (Tainara Kambeba). Diagramação: Fernando Bertolo. Revisão Editorial: Tory Helena. Revisão de Língua Portuguesa: Ednize Judith Andrade da Silva. Colaboração: Profa. Ma. Rita Floramar Fernandes dos Santos e Ma. Marinete Siqueira da Silva.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por