Vaga Lume incentiva e acesso à leitura e acredita que, assim como o inseto que deu nome ao projeto, os livros também são capazes de iluminar a vida das pessoas.
Projeto possui atualmente 95 bibliotecas ativas em 22 municípios nos nove estados da Amazônia Legal brasileira. (Foto: Divulgação)
Com mais de duas décadas de atuação, a Organização Não-Governamental (ONG) Vaga Lume tem trazido uma “luz de esperança” para as comunidades remotas e carentes da Amazônia Legal brasileira.
O projeto de incentivo e acesso à leitura acredita que assim como o inseto que deu nome ao projeto acende e ilumina por onde passa, os livros também são capazes de iluminar a vida das pessoas.
Criado em 2001, o projeto possui atualmente 95 bibliotecas ativas em 22 municípios nos nove estados da Amazônia Legal brasileira. Segundo a gerente de relações institucionais da instituição, Fernando Prado, o projeto já dou mais de 163 mil livros, formou 5 mil mediadores de leitura e impactou mais de 109 mil crianças, jovens e adultos.
Vaga Lume já dou mais de 163 mil livros, formou 5 mil mediadores de leitura e impactou mais de 109 mil crianças, jovens e adultos. (Foto: Divulgação)
Com sede em São Paulo e um escritório em Belém, no Pará, este ano, a Vaga Lume abriu um escritório em Manaus. No Amazonas, o projeto atua em comunidades nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Uarini, Tefé e Carauari.
Fernanda destaca que sempre foi um sonho da entidade ter um escritório em Manaus, e este ano se realizou. De acordo com a gerente de relações institucionais da Vaga Lume, o objetivo é expandir o projeto tanto no Amazonas quanto em outros estados que a instituição atua.
Atualmente são 95 bibliotecas ativas em 22 municípios nos nove estados da Amazônia Legal brasileira (Foto: Divulgação)
Com o objetivo de tornar o projeto mais conhecido e alcançar novos parceiros que abracem essa iniciativa, a Vaga Lume realiza no dia 29 de novembro, em Manaus, um jantar beneficente.
O jantar terá como anfitriães a presidente do Conselho de Administração da Bemol, Ilana Minev e a jornalista manauara Iêda Carvalho, que são parceiras do projeto.
A noite de celebração da educação na Amazônia contará com um menu preparado pelo chef brasileiro Felipe Schaedler e carta de vinhos por The Vino. A intenção, segundo a organização, é aproximar ainda mais o projeto dos parceiros e das comunidades do Amazonas.
O jantar será no restaurante Banzeiro, localizado na rua Libertador, 102, no bairro Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul de Manaus. O ingresso individual está no valor de R$ 300 e garante menu exclusivo com entrada, prato principal, sobremesa e vinhos.
Interessados podem doar ou comprar o ingresso através da chave PIX financeiro@vagalume.org.br ou entrar em contato pelo endereço eletrônico falecom@vagalume.org.br.