Artes integradas

‘Amor do começo ao fim’

Mostra aborda o amor no contexto artístico-cultural com apresentações teatrais, exibição de curtas-metragens, lives temáticas e uma oficina de Dramaturgia do Afeto de 15 a 20 de fevereiro.

Portal A Crítica
14/02/2022 às 19:54.
Atualizado em 12/03/2022 às 12:11

WhatsApp_Image_2022-02-14_at_16.41.41_C91DD239-01EB-4FB1-9CFA-3508B6604411.jpeg

“Amor próprio e autocuidado”: essas são as palavras que norteiam a edição da mostra de artes que tem como eixo central o sentimento amor e sua representação no âmbito cultural e artístico. Ao todo, a 3ª mostra “Amor do começo ao fim” terá seis dias de programação, que segue de 15 a 20 de fevereiro com apresentações teatrais, exibição de curtas-metragens, lives temáticas e uma oficina de Dramaturgia do Afeto. O evento tem como objetivo contribuir para o enriquecimento cultural acerca das questões que envolvem as relações amorosas do imaginário coletivo.

Pela primeira vez em formato totalmente virtual, a mostra traz em sua programação os espetáculos “Fina”, do Buia Teatro Company (AM); “Preciso Falar”, de Daniely Lima (AM); e “E o Céu Beijou a Boca de Saturno”, da Descartável Cia. (AM) - obras que dialogam com o tema do autocuidado em suas narrativas. O curta-metragem “Lucidez”, do Núcleo O Ator Maestro (SP) também será exibido na programação. A produção fala sobre as relações amorosas de um personagem perdido em seus pensamentos.

livesUma das lives previstas abordará o tema “Autocuidado e amor próprio", a ser mediada pela psicóloga e mestra Andreza Costa. A outra carrega o tema “Fotografia e Autoestima – A Beleza de Si”, e será ministrada pela fotógrafa Laryssa Gaynett. Euler Lopes mediará a oficina “Dramaturgia do Afeto”, onde compartilhará sua experiência na criação de dramaturgias.

“A mostra nasceu, primeiramente, para instigar as pessoas e suas relações afetivas. Dentro do contexto pandêmico vimos a necessidade de expandir essa temática, olhar ao redor, e, no fundo, sempre encontramos a nós mesmos. A partir dessa perspectiva, passamos a olhar para o amor próprio e a forma como a pandemia influenciou esse olhar”, diz Felipe Jatobá, criador da mostra.

A virtualidade permite que ações desta natureza possam ser compartilhadas e fiquem acessíveis a mais lugares, aponta Raiana Prestes, produtora da 3ª edição do evento. “A mostra traz em sua objetividade um debate amplo, aberto e sensível sobre a forma como esse sentimento tão falado pode interferir - ou não - nas nossas outras relações. Amor próprio e autocuidado podem ser confundidos como egoísmo e mesquinhez, mas o que a mostra traz é, justamente, um ponto de vista afetivo nessas relações cotidianas”, afirma ela.

A missão da mostra é promover o debate e proporcionar intercâmbios artísticos entre profissionais que desenvolvem seus trabalhos em torno desse tema. Norte, Nordeste e Sudeste estão representados na grade da programação do evento, que tem produção da Descartável Cia & Produtora Cultural em parceria com o Grupo Jurubebas de Teatro. Este projeto foi contemplado pelo prêmio Amazonas Criativo do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, no programa +Cultura.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por