Lançamento

Audible lança “Iracema” com narração do ator Silvero Pereira

A obra indianista de José de Alencar, entre as mais importantes do Romantismo brasileiro, ganha audiolivro exclusivo na Audible a partir de 19 de abril, “Dia dos Povos Indígenas”

acritica.com
19/04/2024 às 09:54.
Atualizado em 19/04/2024 às 09:54

(Foto: Divulgação)

A Audible, criadora e distribuidora líder de entretenimento em áudio de alta qualidade, anuncia o lançamento do audiolivro “Iracema”, de José de Alencar, na voz do consagrado ator Silvero Pereira. A obra é um dos textos indianistas do autor, assim como “O Guarani”, e é reconhecida como uma das mais importantes da primeira fase do Romantismo no país. O título narra a história de amor entre o guerreiro-branco português Martim e a indígena Iracema, no período pré-colonial do Brasil, e está disponível com exclusividade no catálogo para assinantes da Audible a partir de 19 de abril, data em que se celebra o “Dia dos Povos Indígenas”.

O clássico nacional “Iracema” foi publicado em 1865 e é um marco na literatura nacional ao retratar os costumes indígenas do povo originário Tabajara de Iracema e a chegada dos portugueses ao Brasil. O romance faz parte do currículo escolar, ajudando a construir o imaginário nacional sobre o que é ser brasileiro e, para muitos, foi o primeiro contato com a cultura indígena. O encontro do casal Iracema e Martim dá início à criação da lenda do surgimento do estado do Ceará, terra do autor José de Alencar e do narrador Silvero Pereira. 

Um dos grandes atores e diretores da atualidade, com mais de 25 anos de carreira, Silvero atuou em mais de 30 espetáculos, novelas e longa metragens, como “Bacurau”, e em breve estreará como protagonista de “O Maníaco do Parque”. Em Iracema, experimentou uma nova habilidade artística ao narrar pela primeira vez um audiolivro, intepretando diferentes personagens, como Peri, Ubirajara e Iracema.

“Por meio de audiolivros tão relevantes para a literatura nacional, como Iracema, também é possível promover um diálogo intercultural, celebrar a educação e democratizar o acesso ao conhecimento e ao entretenimento. Nossa seleção minuciosa de narradores leva em conta a conexão cultural e pessoal do artista com a obra, o que nos permite oferecer uma experiência mais autêntica e envolvente para os ouvintes. Também priorizamos a admiração que o público tem com a voz que dá vida ao texto, como a de Silvero, para que dessa forma mais pessoas se interessem em ouvir essas boas histórias em um novo formato”, comenta Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible Brasil. 

  

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por