LOTOU

Com homenagens as "Matricarcas", Reino Unido da Liberdade lota as arquibancadas do Sambódromo

A Gigante do Morro faz uma homenagem para as mulheres do bairro da Zona Sul de Manaus, com o samba-enredo “Matriarcas”

Lucas Motta
online@acritica.com
04/02/2024 às 00:22.
Atualizado em 04/02/2024 às 00:22

Comissão de Frente da Reino Unido da Liberdade (Foto: Junio Matos)

  • Reino Unido promete grande apresentação com o batuque da bateria Furiosa.
  • Com o enredo “Matriarcas”, Reino presta homenagens para as mulheres que fizeram história no Morro da Liberdade.
  • Moradoras do morro, que faleceram por Covid-19 são homenageadas por componentes na passarela.

Quarta da lista no desfile, a Reino Unido da Liberdade entrou na passarela do Sambódromo nos primeiros minutos da madrugada deste domingo (4). A Gigante do Morro faz uma homenagem para as mulheres do bairro da Zona Sul de Manaus, com o samba-enredo “Matriarcas”.

Com cerca de três mil componentes, divididos em 23 alas, a Reino celebra o poder e a sabedoria das matriarcas, com um destaque para a influência que as mulheres do morro tiveram tanto para a escola de samba quanto para o bairro. 

O autor do enredo e presidente da escola, Rangel Magalhães, decidiu executar a homenagem contando a história de um ‘filho do morro’ que sonha com as matriarcas. Ao longo do sonho, ele conhece a grandeza das mulheres e o impacto delas para a evolução e harmonia da comunidade. 

O presidente prometeu um show em grande estilo para os torcedores da Gigante do Morro e que a bateria Furiosa fará um show a parte com uma surpresa.

“Todos os nossos carros alegóricos são grandiosos, e no ritmo da bateria a gente também vai ter uma supresa pra abrilhantar a noite, vai ser um show!”, disse o presidente da escola.

O samba-enredo veio cadenciado com o tradiconal coro inicial da escola, seguido da entrada majestosa da bateria. O comandante de bateria, Mestre Nica, garantiu que a reino não vem pra brincar. 

“Já são dois anos sem o título de campeã do carnaval, e já é tempo demais. Viemos pra fazer a festa pra toda essa galera linda. Vamos em busca do título!”, disse mestre Nica.  

A Reino também homenageia as moradoras do Morro, vítimas da Covid-19. Na ala das Baianas há netas dessas mulheres que escolheram desfilar no mesmo grupo que as avós desfilaram em vida como forma de manter vivo o amor e a tradição junto a escola de samba, os músicos também usam fotos das matriarcas como ornamentação nas roupas. 

Ficha Técnica 

Presidente da Escola: Rangel Magalhães
Vice-Presidente: João Thomé 
Carnavalesco: Almir Nascimento 
Número de alas: 23 
Total de componentes: aproximadamente 3.000

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por