FESTIVAL DE PARINTINS

Festival de Parintins vai acontecer nos dias 24, 25 e 26 de junho

O retorno do tradicional duelo dos bumbás foi anunciado em cerimônia para oficialização dos patrocínios e da programação que precede o evento

Gabrielly Gentil
11/03/2022 às 23:28.
Atualizado em 12/03/2022 às 12:42

bv1212-1f_86991DAA-CAFE-47B2-8DF2-EBA5838CD858.jpg

Os bumbás Caprichoso e Garantido voltam ao Bumbódromo para aquele que já é considerado o maior festival de todos os tempos: o 55º Festival Folclórico de Parintins. Após dois anos sem a realização do evento com a presença do público, em razão da pandemia da Covid-19, o grande espetáculo conhecido no Brasil e no mundo inteiro está de volta e acontece nos dias 24, 25 e 26 de junho de 2022, como manda a tradição – sempre no último fim de semana do mês. A data foi anunciada pelo governador do Amazonas Wilson Lima na última sexta-feira (11), durante cerimônia para oficialização do patrocínio da Coca-Cola Brasil para as agremiações folclóricas, no Teatro Amazonas.

Emprego e renda

O retorno do Festival de Parintins traz a alegria no coração de todos aqueles que esperavam ansiosamente por esse momento e representa, ainda, esperança de dias melhores. Muito além da diversão dos três dias de festa e da rivalidade entre os bois e torcedores, o festival é, principalmente, fonte de emprego e renda para os parintinenses.

Nos últimos dois anos em que o festival não aconteceu, as agremiações sofreram impactos e a atividade econômica em Parintins também foi afetada pela pandemia da Covid-19. Dentro deste cenário de ‘recomeço’, o governador anunciou que o repasse do Estado para os bois-bumbás será de R$ 10 milhões, sendo R$ 5 milhões para cada bumbá – o dobro do valor em relação a 2019.

“Eu vou fazer tudo que tiver dentro dos limites legais e orçamentários para investir na cultura, em todos os segmentos importantes que geram emprego e renda. Esse é um momento importante, em que a gente precisa aproveitar essa janela, em que o risco da Covid está baixo; os números são favoráveis para voltar à normalidade de nossas vidas”, declara o governador Wilson Lima, que estará em Parintins, no dia 24 de março, para acompanhar o começo da reforma e ampliação do Bumbódromo. 

Do lado vermelho

O presidente do boi-bumbá Garantido, Antônio Andrade, esteve presente na cerimônia. O dirigente do boi vermelho e branco não esconde a alegria em saber que o festival está de volta, principalmente, pelo fator emprego e renda.

“É um momento importante, porque são dois anos sem essa festa e o nosso povo numa situação de desemprego. A gente vai começar a respirar; o nosso povo vai ter trabalho e renda. A galera pode esperar um grande festival e um boi que promete sair de lá bicampeão”, destaca Andrade, que comenta, ainda, sobre as novidades do bumbá Garantido.

“O Garantido vai usar muita toada nova, o trabalho já está sendo feito lá nos estúdios”, revela ele. “Hoje (sexta-feira) foram lançadas três toadas, para a galera ter um gostinho – estão nas nossas plataformas digitais. A gente pretende lançar esse álbum no dia da Alvorada, dia 30 de abril. Vamos fazer um dos melhores CD’s de todos os tempos do Boi Garantido”, conclui.

Do lado azul

O presidente do boi-bumbá Caprichoso, Jender Lobato, aproveitou para mandar um recado aos amantes do festival, em especial para a nação azulada. 

“Eu quero dizer para a nação azul e branca e para todos os amantes do festival, que nós teremos um grandioso espetáculo e o Caprichoso, como nunca, vem preparado para mostrar que nós temos um padrão e o nome desse padrão é Caprichoso”, enfatiza.

A emoção em saber do retorno do festival é tamanha; para Jender, a cerimônia de anúncio foi mais que especial. “Hoje foi um dia diferente”, diz ele. “Diferente porque nós não falamos em nome só do Boi Caprichoso, falamos em nome das tacacazeiras, tricicleiros, mototaxistas, ambulantes; de milhares de artistas que dependem desse Festival e graças a Deus, depois de dois anos, a gente consegue retomar esse espetáculo. Lutamos tanto pela Zona Franca de Manaus e o Festival de Parintins é a Zona Franca de Parintins”, ressalta o presidente.

Diferente das edições passadas, neste ano, o tempo de organização para o festival fica reduzido. “Não deu para começar um ano antes, por causa das incertezas, mas agora, a gente já começa no início do ano trabalhando”, destaca o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

“O desafio que foi colocado a nós pelo governador Wilson Lima foi esse: de nós realizarmos o maior festival de todos os tempos; gerando trabalho, renda, qualidade de vida e acima de tudo, esse resgate do pertencimento do povo de Parintins, pelo seu folclore e identidade”, enfatiza Muniz.

Calendário e aplicativo

O calendário de atividades que antecedem o Festival marca o dia 24 de março como o dia do lançamento do Festival na Arena do Bumbódromo, em Parintins; nos dias 25 e 26 de março acontece o Carnaboi, em Manaus, abrindo a temporada que continua com os ensaios dos bumbás, que começa a partir do dia 2 de abril.

Durante a cerimônia, foi anunciado o lançamento de um aplicativo com informações sobre o festival e a cidade de Parintins, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). A geolocalização permitirá que os usuários tenham informações sobre hotéis, restaurantes, equipamentos culturais e turísticos, serviços de saúde (farmácias, hospitais), entre outros.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por