beleza brasileira

Miss Universo Brasil cumpre agenda de compromissos no Amazonas

Em sua agenda por solo amazonense, estiveram também um almoço com a deputada Mayra Dias, Miss Universo Brasil 2018, um ensaio fotográfico, entrevistas e até um safári amazônico.

Laynna Feitoza
laynnafeitoza@acritica.com
08/10/2023 às 15:30.
Atualizado em 08/10/2023 às 15:30

(Fotos: Reprodução/ Redes Sociais - Jeiza Russo/ A Crítica)

Crianças, adultos e idosos pararam para ver e tirar fotos com uma moça de beleza doce no Teatro Amazonas, na tarde da última quinta (5). “É você quem vai para o Miss Universo?”, perguntou um turista que visitava o espaço. A moça em questão é Maria Brechane, Miss Universo Brasil 2023, que fica até este domingo (8) em Manaus para cumprir uma agenda de compromissos do concurso nacional. A modelo e atriz gaúcha, de 19 anos e origem indígena, está nos preparativos finais para o Miss Universo, cujo confinamento inicia no dia 3 de novembro, em El Salvador.

Em entrevista ao BEM VIVER TV, Maria contou que conhecer a Amazônia sempre foi um sonho.  “É um prazer estar na Amazônia pela primeira vez. Era um sonho pessoal meu e vir como Miss Brasil é diferente: é mais forte. Saber que eu vou levar para o Miss Universo tudo isso faz com que eu me sinta um tanto pertencente”, coloca ela. E ela também aproveitou para falar sobre o porquê da escolha do Amazonas para esta agenda oficial do Miss Universo Brasil.

“Quando você se torna Miss do seu País, você precisa conhecer e saber o que você está levando e toda a bagagem que se tem. Hoje eu represento as mulheres brasileiras e eu preciso entender a realidade delas, saber como elas trabalham, a sociedade que elas vivem. E agora, sobre a sustentabilidade e as questões climáticas que estão acontecendo aqui no Amazonas. Vim de uma família de origem indígena, então essa conexão é muito forte. Mesmo sendo um povo indígena do Rio Grande do Sul, todos somos parte dessa terra”.

Origens

Maria é descendente de indígenas do povo Kaingang, que se distribui predominantemente nos estados da Região Sul do Brasil. “Eles têm uma influência uruguaia e argentina. Minha avó fazia parte desse povo e eu tenho muita bagagem dela. Acredito muito no uso de ervas, rezas fortes. Eu carrego isso comigo porque ela me passou. Por mais que eu não tivesse essa conexão direta, eu tive por ela muitos ensinamentos passados”, afirma Maria.

Maria foi bastante questionada sobre por que vir ao Amazonas em um momento climático tão delicado, com secas e queimadas extensas. “O Brasil inteiro se encontra assim [em problemas climáticos] hoje... com secas castigando o Amazonas, chuvas castigando o Rio Grande do Sul, que vem devastando lares e famílias. E isso é algo que precisamos falar. Porque precisamos prestar atenção e nossos líderes precisam dar o devido valor a isso. Acredito ser possível voltarmos e melhorarmos tudo aquilo que o homem acabou destruindo na natureza. Juntos e com boas lideranças, podemos fazer isso”.

Dedicação

A grande final do Miss Universo está prevista para acontecer no dia 18 de novembro, e Brechane deu mais detalhes sobre a sua preparação para a fase internacional do concurso.  “A preparação para o Miss Universo é muito completa hoje. Temos aulas de inglês, espanhol, oratória em português, oratória em inglês, aulas de passarela, sessões fotográficas, estudos e mais estudos sobre a sociedade, tanto brasileira quanto o que vem acontecendo no mundo inteiro. Porque a Miss Universo é uma representante global”, diz ela.

E como começou a trajetória de Maria pelo mundo miss?

“Sou uma mulher muito apaixonada por moda e o universo fashion. Comecei a trabalhar como modelo, mas sempre almejando me tornar Miss Brasil. Isso é um sonho meu que passou um pouco de vó para mãe, e de mãe para filha juntas. Quando completei 18 anos, comecei a estudar e me preparar para o Miss Universo Brasil deste ano. Conquistei a faixa e a coroa do Miss Rio Grande do Sul, e depois do Miss Brasil, e estou pronta para conquistar a de universo”.

Para além de belas, misses costumam ser porta-vozes de causas e missões sociais atualmente. Questionada sobre quais bandeiras pretende levar ao Miss Universo, Brechane afirma que desde muito jovem possui projetos voltados para a área da educação e ela acredita que, trabalhando essa base, é possível trabalhar o futuro.

“O mesmo se aplica à sustentabilidade e, por isso, essa vinda para a Amazônia nesse momento acabou sendo tão importante para levar essa pauta também, de que a Amazônia é o pulmão do mundo e que precisamos estar juntos para superar essas adversidades. Sustentabilidade, educação e orgulho da minha cultura, orgulho de onde eu vim e de quem eu sou [são algumas das bandeiras]”, pontua.

Em sua agenda por solo amazonense, estiveram também um almoço com a deputada Mayra Dias, Miss Universo Brasil 2018, um ensaio fotográfico, entrevistas e até um safári amazônico. Até a entrevista, Maria estava na expectativa de provar o nosso famoso tambaqui – ela tinha provado tucumã e adorado. Maria fez até uma lista das coisas que pretende comer durante a estadia no Amazonas. “Tem açaí, tacacá, a lista é grande. Eu não tenho dúvidas de que eu vou sair do Amazonas com uma experiência gastronômica bem completa e fico feliz com isso”.

*Assista a entrevista completa no Youtube do acritica.com a partir desta segunda (9)

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por