Sonoraplay

Plataforma amazonense disponibiliza espaço para artistas independentes

Iniciativa permite que os artistas ganhem dinheiro por meio dos trabalhos audiovisuais publicados

Gabrielly Gentil
bemviver@acritica.com
04/12/2022 às 09:25.
Atualizado em 04/12/2022 às 09:29

Raquel Omena, Iana Moral e Ly D'Araújo são as fundadoras da plataforma Sonoraplay (Foto: Divulgação)

Artistas independentes podem publicar suas produções e ganhar dinheiro com elas por meio do Sonoraplay. A plataforma amazonense é uma startup de compartilhamento de audiência através do streaming por assinatura que, inicialmente, até foi chamada de “Netflix da Amazônia”. Mas o foco mesmo é no espaço para que esses artistas possam, além de divulgar seus trabalhos, ter um retorno financeiro. 

“No Sonoraplay cada artista ou produtor que tem um produto audiovisual na plataforma (seja ele curta, doc, videoclipe, show) recebe um link convite monetizável, e cada vez que um fã ou um amigo assina a plataforma por esse link, destina 60% da assinatura da plataforma para esse artista de forma recorrente”, explica Raquel Omena, CEO do Sonoraplay e uma das sócias fundadoras da plataforma junto com Ly D´Araújo e Iana Moral.

O ciclo do Sonoraplay consiste no artista produzir, publicar, compartilhar o link com sua audiência e receber por trazer essa audiência para a plataforma. “Se o artista tem um videoclipe ou o produtor tem um curta, ele já pode publicar e começar a monetizar sua produção”, ressalta Raquel.  

Distribuição

De acordo com a CEO, o Sonoraplay foi idealizado para que o artista independente tivesse opções para distribuir seu trabalho de forma justa. 

“Se você der uma olhada nas plataformas digitais que temos, elas fomentam muito mais os famosos que os desconhecidos. Para um produtor independente ganhar dinheiro com seu trabalho em plataformas como Youtube, Spotify e outras é quase impossível. A gente quer colocar todo mundo no mesmo espaço e criar esse movimento de unir as audiências e crescer juntos”, destaca.

Embora o SonoraPlay tenha começado com foco aqui no Amazonas, atualmente a plataforma também comporta produções de artistas de Roraima e do Pará. “A ideia do Sonoraplay é ir pegando o Norte, depois ir pegando o Sudeste, enfim... Trazendo os artistas do Brasil inteiro para esse mesmo formato de compartilhamento de audiência. Esse sábado agora, por exemplo, a gente vai gravar o show ao vivo que a Ekena, uma artista de São Paulo independente, vai fazer em Manaus. Ela vai ser a primeira artista a abrir essa porta em relação a uma produção de São Paulo no Sonoraplay”, comenta a CEO. 

Conteúdo

Para ter o material disponível na plataforma, o artista pode entrar no site e mandar uma mensagem informando que tem conteúdo e gostaria de subir. “A gente filtra geralmente por qualidade de produção audiovisual, ou seja, uma ótima qualidade de imagem e vídeo. O Sonoraplay é uma plataforma que entende que a ‘voz’ e a ‘visão’ do artista é algo particular dele, então a gente deixa bem livre a curadoria do ‘conteúdo’”, comenta Omena.

A sócia fundadora ressalta que, como ainda estão no início, as categorias são criadas com base no tipo de produção como, por exemplo, filmes, documentários, shows, videoclipe e infantil.

Podcast

A plataforma também funciona como podcast. Segundo Raquel, a equipe começou a solicitar os conteúdos, mas só subirá quando tiver uma boa quantidade deles. “É o caso de podcast, a gente quer muito colocar diversos programas de podcast que já possuem o audiovisual gravados, mas ainda não fechamos muitos. Inclusive quem tiver podcast já gravado, com qualidade no audiovisual, pode mandar pra gente. Nenhuma das nossas produções precisa sair do Youtube para entrar no Sonoraplay”, completa.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por