ITEM 19

Ronaldo Jr fala sobre retorno ao Caprichoso e trabalho ao lado do pai: "buscando evolução e mudança"

Compositor estava no Boi Bumbá Garantido, mas voltou ao Boi da Francesa após convite do pai Ronaldo Barbosa, com quem compôs toadas para o álbum “Cultura, O Triunfo do Povo”

Lucas Vasconcelos
online@acritica.com
18/04/2024 às 19:00.
Atualizado em 18/04/2024 às 19:00

Ronaldo Barbosa Junior, compositor do Boi Caprichoso (Foto: Jeiza Russo)

O músico e o compositor do Boi Caprichoso, Ronaldo Barbosa Júnior, também participou do Item 19 - O Podcast das Galeras, logo após a conversa dos apresentadores Dante Graça e Laynna Feitoza com o levantador de toadas do Garantido, Sebastião Júnior, na última quinta-feira (17).

E assim, como Sebastião, Ronaldo Barbosa Jr. não poupou elogios à Isabelle Nogueira, cunhã poranga do boi rival. O compositor ressaltou que a nação azulada agarrou com força a torcida para a amazonense que ficou em terceiro lugar no Big Brother Brasil 2023.

“Durante 100 dias levando a nossa cultural, o Festival Folclórico de Parintins para além das fronteiras do Amazonas e o mundo inteiro acompanha o Big Brother Brasil. A proporção que a Isabelle fez por nós, fez pela cultura. Isso é uma parada imensurável. Temos muito orgulho e só tem a agradecer. Por isso que tanto eu quanto outros parceiros nos engajamos tanto pra levar o nome da Isabelle cada vez mais longe, inventava loucura, ação, jogo para ela. É a nossa vontade de nos parintinenses é essa: projetar o Festival de Parintins para além da Ilha. E para gente, ela é a campeã. Para o Amazonas, a Isabelle é campeã”, ressaltou Ronaldo Jr.

Toada em cenário nacional

Os jornalistas aproveitaram o momento para questionar a reação de Ronaldo ao ver “Clamores da Terra” no VT de abertura de Isabelle na final do programa. A foi composta pelo próprio Ronaldo Barbosa Jr quando ainda fazia parte do bloco musical do Garantido  

“Parece um presente que caiu do céu. Inesperado. Estávamos filmando as reações da Isabelle e demorou pra cair a ficha que era minha toada. Quando caiu, veio a alergia. Cara, eu não acreditei, que felicidade. A gente tem tantos compositores, tantas toadas tocadas ali dentro do programa. Foi incrível. Só gratidão de ter participado de todo esse movimento. Quem imaginaria que eu teria uma música lá? É gratificante demais”, relembrou o compositor.

Lá e de volta outra vez

Ao falar isso, os jornalistas aproveitaram o momento e questionaram de Ronaldo Barbosa Jr. como foi sua transição do Garantido para voltar a fazer parte do corpo de compositores do Caprichoso.

Ronaldo explicou que a saída do Boi da Baixa não teve complicações e o retorno ao Touro Negro foi de forma tranquila. Vale ressaltar que Ronaldo Narbosa Jr iniciou sua carreira de compositor de toadas no Boi Garantido, em 2010 e foi responsável por mais de 30 toadas no festival. Suas obras mais famosas foram “Matawi Kukenán” (2011), “Juma” (2013), “O Vaqueiro” (2014), “Fera de Fogo” (2014) e “Couro dos Espíritos” (2014), todas em parceria com Rafael Marupiara.

Em 2017, recebeu convite do ex presidente do Boi Caprichoso Babá Tupinambá, para fazer parte da produção do álbum “Um Canto de Esperança para Mátria Brasílis” (2019), seus sucessos musicais foram “O Cativo” (2017), “Dowari: Caminho dos Mortos” (2018) e Waiá-Toré (2019). Vale ressaltar que “Ronaldinho”, como é conhecido, é filho do também compositor do Caprichoso, Ronaldo Barbosa.

“Foi até bem suave e tranquilo. O que acontece é que a gente vinha ali fazendo um trabalho no Garantido, de 2022 e 2023. Em 2022 eu tive a felicidade de participar mais ativamente da questão do bloco musical. A gente teve um CD premiado no Prêmio da Música Brasileira, do álbum em que eu participo. O bloco musical venceu, apesar do Boi Garantido não ter vencido o título, o nosso bloco musical venceu. Então, a passagem pelo Garantido foi muito feliz e suave”, declarou Ronaldo Barbosa Jr.

Em 2022, Ronaldo voltou ao Garantido, ficando por dois festivais e entregando quatro toadas, “Xandoré e Ticê” (2022), Pátria Indígena (2022), “U a Ê a Ô – Guakapi te chama” (2023) e “Clamores da Terra” (2023).

O resultado, como o próprio Ronaldo Jr cita no podcast, trouxe para o Boi Garantido a vitória no bloco musical em 2022 e a conquista do Prêmio da Música Brasileira (PMB), premiação nacional inédita para o estado do Amazonas com o musical “Amazônia do Povo Vermelho”, tendo Ronaldo Jr. participado com duas composições.

Agora neste ano, Ronaldo Jr. comentou sobre como é estar de volta ao Caprichoso e ainda ter a oportunidade de produzir toadas com seu pai, Ronaldo Barbosa.

“O que nós artistas estamos sempre buscando é evolução e mudança. É essa coisa de você pegar seu trabalho e ficar mutando o seu trabalho pra que ele evolua, que ele cresça. Quem acompanha o Ronaldinho deste lá no início de 2011, ver que o nosso sentido é de inovar, é de inovação. O meu pai foi o precursor de tantas novidades dentro do Festival de Parintins e porque seria diferente comigo”, acrescentou o compositor.

Confira na íntegra

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por