Audiovisual

Série 'Mytikah' utiliza animações para contar a história do Brasil

Obra retrata a trajetória de personagens ilustres como Santos Dumont, Machado de Assis e outros. Produção está disponível em plataformas de streaming como Globoplay e Amazon Prime Video

Gabrielly Gentil
bemviver@acritica.com
19/03/2022 às 13:42.
Atualizado em 19/03/2022 às 13:43

Cena do episódio sobre o escultor Aleijadinho (Foto: Divulgação)

Conhecer os personagens relevantes da história do Brasil nunca foi tão divertido. A série de animação infantil “Mytikah – O livro dos heróis” utiliza elementos lúdicos e fantásticos, facilitando o entendimento e tornando ainda mais interessante o primeiro contato das crianças com estes expressivos nomes.

A primeira temporada da série resgata a história de personalidades como Santos Dumont, Machado de Assis, Aleijadinho, Tiradentes e outros heróis, divididos em 13 episódios de sete minutos cada. O novo episódio especial da série chamado “A Semana da Arte Moderna” será finalizado em realidade virtual 360º e estreará em breve – mais informações a respeito serão disponibilizadas no Instagram da série @mytikah.herois.

Conteúdo brasileiro

A idealização da série parte do principio da valorização da cultura e identidade brasileira. O fato das crianças consumirem muito mais conteúdos estrangeiros do que conteúdos brasileiros foi mais um grande incentivo para a criação de “Mytikah”. A obra é um produto original da Oz Cultural e foi contemplada por um edital da ANCINE. Com a obtenção do recurso, foi feita uma parceria de coprodução com a Split Studio. 

“Pra gente é bem importante valorizar a cultura e a identidade brasileira, e fazer isso para o público infantil fez mais sentido ainda. Outro ponto determinante foi a análise que nós fizemos, previamente, ao desenvolvimento da série sobre a quantidade de conteúdos estrangeiros que as crianças tinham acesso: eles eram muito superiores aos conteúdos brasileiros”, ressalta a produtora executiva da Oz e da obra, Recy Cazarotto. 

Histórias

A cada episódio, uma nova história é contada através do livro pop-up “Mytikah”. “Além do personagem real, temos os irmãos Manga e Leco como protagonistas, que são as crianças que vivem a história, interagem e ajudam a personagem a atingir seu objetivo em todos os episódios”, comenta Cazarotto. Ela ressalta, ainda, que as histórias narradas são sempre de personagens reais, mas com os elementos lúdicos e fantásticos passam por fatos históricos de pano de fundo. 

“O episódio de Chiquinha Gonzaga, por exemplo, mostra como ela passa a desenvolver o gosto pela música popular e as dificuldades que enfrentou por isso. O episódio de Santos Dumont mostra seu desejo por voar, até culminar na criação do 14 Bis. O episódio de Milton Santos mostra ele estudando ainda jovem, passa pelo conceito da globalização e pelo exílio de Milton, até seu retorno ao Brasil como um dos maiores pensadores da atualidade. E assim por diante...”, revela Recy.

Universos

De acordo com Recy, as crianças irão se deparar com dois universos na série: O real e o de dentro do livro “Mytikah”. “O primeiro é o real, que na primeira temporada se resume ao quarto de Manga e Leco. Lá eles iniciam e finalizam os episódios, aplicando o que acabaram de aprender. Já o outro universo é dentro do livro ‘Mytikah’, que é o pop-up. Este universo é mágico e não encontra barreiras de tempo e espaço. A partir da leitura e do folhear das páginas do livro, as crianças saltam por várias fases da vida dos personagens”, diz ela. 

Ao fim de cada episódio, as crianças ajudam os heróis e ganham uma relíquia relacionada ao personagem, a chamada “relíquia do herói”.
“É esse objeto que é a chave para eles deixarem o mundo do livro e voltarem para o mundo real, no quarto. Dada a importância da relíquia, nós desenvolvemos modelos de ‘paper toy’ dos 13 objetos e disponibilizamos gratuitamente para download no site em versões colorida e para colorir, para as crianças montarem e terem as relíquias em casa (no site ozprodutora.com.br/mytikah/reliquias/)”.

O sucesso dos itens é tanto, que a produção chegou a enviar um kit de relíquias pra uma criança fã da série, que as usou como decoração de aniversário. 

VT especial

No início da pandemia, foi produzido um VT especial chamado “Manga e Leco contra a Covid-19”, inicialmente reproduzido na Internet a fim de conscientizar as crianças sobre a doença e os cuidados necessários. Mais tarde, a TV Brasil se interessou e o produto virou um VT para passar nos intervalos da programação. 

Os planos para as temporadas futuras estão em fase de negociação. O número de episódios vai aumentar e as fronteiras dos personagens serão expandidas para além do Brasil. 

Onde assistir 

A série foi lançada em 2019, inicialmente na TV Brasil e em outras TVs públicas. Atualmente, são muitas as opções para que o público possa acompanhar os episódios: Canais de TV (TV Brasil, TV Cultura e Futura); streamings (Amazon Prime Vídeo, Globoplay, Pluto TV, TodesPlay e TV Brasil Play); APPs/plataformas (Playkids e Videocamp); e agregadoras (Looke, Vivo Play e Net Now). 

Os episódios da série também foram exibidos em festivais: “Mytikah – O livro dos heróis” teve quase 60 seleções em festivais nacionais e internacionais, com direito a menções honrosas e prêmios. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por