O manauara Pedro Henrique Nunes alcançou a marca de 83m89 metros no Grande Prêmio do Brasil (GP Brasil)
(Foto: CBAt via FEDAEAM)
Pavimentando sua ida rumo ao topo da modalidade, o atleta amazonense Pedro Henrique Nunes alcançou a marca de 83m89 metros, batendo o recorde brasileiro no lançamento de dardo, nesta quarta-feira (10), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires (COTP), em São Paulo (SP), no Grande Prêmio Brasil Loterias Caixa de Atletismo (GP Brasil). O recorde anterior pertencia Julio Cesar, com os seus 83m67, conquistado em 2015.
A façanha colocou manauara radicado em Parintins cada vez mais perto do índice para chegar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, alcançando a sétima melhor marca mundial em 2023. Neste momento, Pedro Henrique está a 1,61 metros de alcançar o índice. O lançamento de dardo destina 32 vagas para os Jogos Olímpicos e o índice olímpico da modalidade é de 85m50.
Em grande fase na carreira, o atleta vem de uma medalha de ouro conquistada no Torneio Internacional Loterias Caixas de Atletismo, onde alcançou a marca de 78m38 metros e deixou para trás atletas de vários países, como Nigéria, Estados Unidos e Chile.
O GP Brasil é organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que conta com as mais diversas modalidades. O GP é válido pelo Continental Tour Série Bronze da World Athletics.