Conquista de destaque

Atleta do Amazonas alcança o pódio na Copa Regional Norte de Taekwondo

Competindo na categoria até 68 quilos (Adulto 1), o manauara Rodrigo Rosas, de 18 anos, se destacou como o melhor atleta de sua equipe

acritica.com
online@acritica.com
26/05/2023 às 17:11.
Atualizado em 26/05/2023 às 17:11

(Foto: Arquivo Pessoal)

No pódio, conquistar o terceiro lugar pode representar um início promissor e revelar os desafios de uma competição acirrada.

Essa é a perspectiva de Rodrigo Rosas, um jovem manauara que vê sua conquista do bronze na Copa Regional Norte de Taekwondo 2023, realizada no último fim de semana em Manaus, como um marco significativo.

Competindo na categoria até 68 quilos (Adulto 1), ele se destacou como o melhor atleta de sua equipe.

O evento ocorreu no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na zona Oeste, e contou com a participação de 150 atletas representando sete estados da região Norte do Brasil: Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima.

Essa competição marcou a estreia desse jovem de 18 anos, que pratica taekwondo desde os 14 anos. Ele relata: “Comecei no esporte como uma forma de escape e lazer, como uma forma de ‘autoprovação’. [O taekwondo] me ajudou muito”, conta o jovem atleta. 

Antes do ‘Adulto 1’, ainda como juvenil, ele foi 3º colocado no ‘Eco Open Internacional’, em 2021, e no ano passado foi campeão Amazonense da modalidade. Segundo ele, o apoio de familiares e amigos estão sendo fundamentais nesse início de carreira dentro da modalidade. 

“Divido o meu tempo com a escola, trabalho e o taekwondo. Meu professor e minha família me incentivam muito e assim que possível pretendo disputar os jogos universitários”, afirma. 

Sobre a competição 

Realizada pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTDK) e organizada pela Federação de Taekwondo do Estado do Amazonas (FTKDAM), a Copa Regional Norte de Taekwondo 2023, serviu para classificar os destaques para o Grand Slam nacional da modalidade, que acontece em 2024, no Rio de Janeiro. 

Equipes classificadas para o Grand Slam: 

Faixas coloridas: 

1º lugar: Associação Novo Airão Taekwondo (AM) 
 2º lugar: Associação Solimões de Taekwondo (AM) 
 3º lugar: Academia Filhos do Cantá (RR) 
 4º lugar: Associação Gomes de Taekwondo (AM) 
 5º lugar: Associação Maquine de Taekwondo (AM) 

 Faixas pretas: 

1º lugar: Sparta Academy II (RO) 
 2º lugar: Clube de Taekwondo Bruno Igreja (AP) 
 3º lugar: Associação Solimões de Taekwondo (AM) 
 4º lugar: Equipes Reis de Taekwondo Iranduba (AM) 
 5º lugar: Academia dos Anjos (PA)

Sobre o esporte

O taekwondo é uma arte marcial bastante influente na Coréia do Sul. Ele foi desenvolvido pelo mestre sul-coreano Choi Hong Hi, em 1955. Em coreano, a palavra significa "caminho dos pés e das mãos" através da força da mente e todas as suas atividades estão baseadas em táticas defensivas.

No Brasil, a modalidade foi introduzida em 1970 com a chegada do mestre Song Min Cho à cidade de São Paulo. Além disso, participou como esporte de exibição nas Olimpíadas de Seul, em 1988, e de Barcelona, em 1992. Ficou ausente dos Jogos de Atlanta que ocorreu em 1996, mas retornou no ano de 2000, quando foi incluído no programa olímpico e passou a valer medalhas.

  

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por