esporte

Conheça o histórico dos dois primeiros atletas anunciados para o programa Vivência Olímpica

Taiane Justino e Ryan Kainalo foram os dois primeiros atletas da base a serem anunciados pelo COB e que irão à Paris 2024

Daniel Prestes
daniel.prestes@acritica.com
19/04/2024 às 21:08.
Atualizado em 19/04/2024 às 21:08

(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Em celebração aos 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos Paris 2024, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou os dois primeiros atletas que irão participar do programa Vivência Olímpica, que retorna para o planejamento de atividades da entidade após a pandemia do coronavírus impedir que COB levasse atletas aos Jogos de Tokyo. Os primeiros dois nomes dos 12 que serão revelados até o fim da preparação brasileira são da levantadora de peso Taiane Justino (20 anos) e do surfista Ryan Kainalo (18 anos). 

Sobre Taiane, a atleta iniciou sua trajetória no esporte na Vila Olímpica da Mangueira, localizada no Rio de Janeiro. Contudo, a história da atleta não começou no levantamento de peso. Antes, Taiane teve uma experiência no arremesso de peso o na lançamento de martelo. Aos poucos a jovem foi fazendo algumas competições em sua modalidade atual e conseguindo índice, mas ainda sem grandes empolgações. 

Tudo isso mudou em 2019, quando Taiane foi para o sul-americano de 2019 e conseguiu ficar no pódio. Naquele momento ela enxergou uma possibilidade de crescer na modalidade, precisou passar por todas as dificuldades que a pandemia causou e retornou as atividades primeiro na Vila Olímpica, onde iniciou sua carreira e depois no centro de treinamento do COB.

Em abril deste ano, Taiane Justino quebrou 10 recordes na Copa do Mundo de Phuket, na Tailândia. Foram 108kg no arranco e 145kg no arremesso. No geral ela superou marcas do sub-20 e adultos, nacionais e sul-americanas. Sobre participar do programa Vivência Olímpica, a atleta respondeu à reportagem. 

“Eu fiquei muito feliz de ter sido convidada para o Vivência Olímpica. Tenho certeza de que vai ser uma experiência única. Nos últimos meses eu participei de vários camps em convite a Confederação Brasileira, então eu venho me mantendo competitiva para as competições que irei disputar na temporada e sei que ter a oportunidade de estar em Paris, mesmo sem competir, mas tendo o contato com atletas tão renomadas irá fazer uma grande diferença na minha carreira”, disse Taiane.

Convocação do mar

Ryan Kainalo começou no surfe ainda muito jovem. Tendo a ‘sorte’ de ter família em Ubatuba, cidade costeira do estado de São Paulo e que é conhecida por ser destino para os amantes da modalidade, Ryan já iniciou sua trajetória em competições aos oito anos. Inicialmente, a ida para a Ubatuba acontecia apenas aos finais de semana, mas esta rotina mudou quatro anos depois. 

Com 12 anos, Ryan se mudou de vez para a casa dos avós na cidade costeira para ficar próximo do mar e ter a oportunidade de treinar todos os dias. Com o passar dos anos e o destaque em competições locais, o jovem conseguiu no próprio Rio de Janeiro vencer o Mundial Isa Junior, em dezembro de 2023. Em entrevista ao A Crítica, o atleta definiu esta oportunidade de participar do Vivência Olímpica. 

“Iniciativas como essa te motiva a continuar se esforçando para chegar cada vez mais alto nas competições. O Vivência Olímpica é um projeto muito importante, pois ajuda a galera que estar começando no profissional a se motivar e tendo contatos com quem já chegou no mais alto rendimento. Eu espero que essa experiência me ajude a um dia estar representado o Brasil nos Jogos Olímpicos”, concluiu Ryan.

Vivência Olímpica

A primeira edição do programa Vivência Olímpica aconteceu nas Olimpiadas de Londres, em 2012, depois se estendeu para o Rio em 2016, mas precisou se cancelado para os Jogos de Tokyo por conta da pandemia do coronavírus. A formula de escolha dos atletas é baseada em uma avaliação de jovens da base – com ou sem experiência no profissional – que estejam apresentado grandes resultados em suas modalidades.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por