luto no esporte

Joaquim Alencar, empresário e ex-dirigente do Fast Clube, morre aos 74 anos

O entusiasta do futebol amazonense foi o grande responsável por trazer o jogo entre Fast Clube e New York Cosmos para Manaus nos anos 80

Daniel Prestes
daniel.prestes@acritica.com
15/03/2024 às 20:48.
Atualizado em 15/03/2024 às 20:48

Joaquim Alencar morreu em decorrência de um choque séptico (Foto: Arquivo Pessoal)

Faleceu nesta sexta-feira (15), o empresário, ex-presidente e torcedor do Fast Clube, Joaquim Alencar, aos 74 anos, em decorrência de um choque séptico. Joaquim estava internado no Platão Araújo desde a última segunda-feira (15), após sofrer convulsões em sua residência. De acordo com a família, o velório de Joaquim irá acontecer na Câmara Municipal de Manaus. 

Joaquim Alencar foi o grande responsável pela vinda do New York Cosmos de Pelé, Beckenbauer, Carlos Alberto Torres, Clodoaldo e cia para fazer um amistoso contra o Fast Clube. A partida aconteceu no dia 9 de março de 1980 e terminou sem gols para ambas as equipes.

Além de trazer o evento, outra grande façanha de Joaquim foi na promoção do mesmo. O entusiasta do futebol amazonense era amigo de Júlio Mazzei, brasileiro que era treinador da equipe dos Estados Unidos à época, e Pelé, o Rei do Futebol, que encerrou a carreira vestindo a camisa do Cosmos em 1977. 

Os números de presentes pagantes no antigo Vivaldo Lima, o saudoso Vivaldão, foi de 56.890 torcedores. Entretanto, pela ausência de rigidez na segurança, estima-se que mais de 80 mil torcedores estiveram no Vivaldão neste dia. De longe, o maior público da história do futebol amazonense.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por