Vitória

Manaus vence o Tocantinópolis-TO de virada e avança às quartas de finais da Copa Verde

Com a classificação, o Gavião do Norte espera o vencedor de Paysandu-PA e Rio Branco-AC, que jogam nesta quarta-feira

Daniel Prestes
daniel.prestes@acritica.com
05/03/2024 às 22:13.
Atualizado em 05/03/2024 às 22:13

Após segundo gol, Ibiapino registrou uma selfie da equipe do Manaus FC (Foto: João Normando/Agência LB)

Em jogo movimentado, o Manaus bateu o Tocantinópolis-TO de virada, pelo placar de 3 a 2, na noite desta terça-feira (5), no estádio Arena da Amazônia, pela segunda fase da Copa Verde. Everson Bilal abriu o placar para os visitantes aos 42 do primeiro tempo. Gutierrez empatou ainda na etapa inicial, aos 48. Nos 45 minutos finais, Ibiapino aos 13 e Thiaguinho aos 17 garantiram a virada esmeraldina. Wanderson, aos 38, marcou o segundo da equipe de Tocantins.

Os jogos de ida e volta das quartas de finais da Copa Verde estão previstos para acontecer nos dias 20 e 24 de março. O adversário do Manaus sairá do duelo entre Paysandu-PA e Rio Branco-AC, que se enfrentam nesta quarta-feira  (6), na Curuzu.

O jogo

A partida começou com o Manaus tomando a iniciativa das ações. Aos quatro minutos, Renanzinho aproveitou-se de uma sobra na grande área, ficou de frente para o gol, mas a finalização acabou saindo sem força e fácil para a defesa de Johnatan. Perigoso ao avançar pelo centro do ataque, o clube esmeraldino criou mais uma vez aos 13. Ibiapino carregou próximo a grande área, tocou para Roney no lado direito, que finalizou, mas a bola travou na defesa e foi para fora. Dois minutos depois, o Gavião voltaria a criar por dentro, desta vez Renanzinho tocou para Adenilson, que tentou chutar de fora da área, mas a bola saiu por cima do gol.

Na primeira finalização ao gol da equipe visitante, Wanderson recebeu por trás da defesa, ganhou de Gutierrez na velocidade, mas na hora de finalizar com a esquerda, acabou pegando mal e com facilidade para a defesa de Vinicius. Aos 24, o Manaus quase abriu o placar na bola parada. Renanzinho cruzou do lado esquerdo do ataque, Gutierrez subiu mais que a defesa do Tocantinópolis, mas o goleiro Johnatan fez grande defesa.

Aos 36 minutos, o Manaus fez outra boa trama, desta vez pelo lado direito do ataque. O lateral André Vitor cruzou no segundo pau, Renanzinho fechou testando, mas a cabeçada não pegou em cheio e a bola subiu por cima do gol de Johnatan. Entretanto, existe aquela celebre máxima do futebol que diz: quem não faz, leva. Aos 42 minutos, Lucas Campos cruzou na medida para Everson Bilal, desviar e abrir o placar na Arena da Amazônia. Mas a vantagem do time visitante durou seis minutos, pois no último lance da etapa inicial, Adenilson cruzou do lado direito do ataque para Gutierrez que, curtindo uma de atacante, testou com força, para o fundo das redes.

Segundo tempo

O Manaus voltou para os últimos 45 minutos com duas mudanças: entraram Tiririca e Thiaguinho no lugar de Magal e Adenilson. Aos 2 minutos, o Gavião do Norte quase fez o segundo gol. Após um pós-perda bem sucedido, a equipe recuperou a bola no setor ofensivo, o lateral André Victor chutou de fora da área, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos sete, quase a virada.

(Foto: João Normando/Agência LB)

Thiaguinho roubou a bola no ataque, tocou para Renanzinho no lado esquerdo, que chutou colocado, mas a bola beijou a trave direita e a defesa afastou o perigo. Dois minutos depois, novamente Renanzinho desperdiça a chance da virada, o atacante recebe novamente pelo lado esquerdo, mas na hora do chute, acabou mandando a meia altura e o goleiro Johnatan pegou.

Porém, a pressão do Manaus fez Lucas Campos fazer pênalti em Ibiapino em uma descida da equipe amazonense por dentro. Na cobrança, o próprio camisa 11 cobrou, Johnatan ainda acerta o canto, mas a bola saiu forte para o fundo das redes. E o Manaus seguiu pressionando. Aos 17, Thiaguinho recebeu pelo lado direito do ataque, invadiu a área, puxou para a perna direita - que não é a dominante - e marcou o terceiro do Gavião na partida.

Emoção nos minutos finais

Com uma perda física no último terço de partida, o Tocantinópolis passou a rondar a defesa esmeraldino. Aos 37, em cruzamento de escanteio de Sanderson, o centroavante Wanderson, sem marcação, só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol vazio. Porém, não foi o suficiente para tirar a classificação da equipe amazonense.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por