MELHORIAS

Aeroporto de Barcelos passará por reforma a partir do dia 25 de setembro

A obra de ampliação, segundo o prefeito da cidade, Edson de Paula (PSD), estava previsto desde o ano passado. Local foi palco de tragédia no fim de semana, quando 14 pessoas morreram

Rayane Garcia
politica@acritica.com
18/09/2023 às 19:21.
Atualizado em 18/09/2023 às 19:21

Fachada aeroporto de Barcelos (Foto: Reprodução)

O aeroporto de Barcelos passará por reforma de 25 de setembro a 15 de outubro. A informação foi dada pelo prefeito do município, Edson de Paula (PSD) nesta segunda-feira (18).  No sábado, 14 pessoas morreram em um acidente com uma aeronave na pista de pouso do aeródromo. A obra de ampliação, segundo  o prefeito, estava previsto desde o ano passado.

“A pista estava sendo preparada pra receber avião de grande porte. Aí acontece essa tragédia, né? Aparece até que obra está sendo feita por causa da tragédia, mas não é. O investimento do governo já data aí desde o ano passado. Só iniciaram a obra agora esse ano”, disse.

No inicio deste mês, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) confirmou o início das obras e a previsão de entrega no dia 20 de outubro. 

O Aeroporto de Barcelos passou recentemente por reforma e ampliação do terminal de passageiros que custou cerca de R$ 2,4 milhões. Em fevereiro de 2022, o governador do Amazonas Wilson Lima (UB) entregou a obra ao lado do deputado federal Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o então ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O terminal de passageiros do aeroporto foi inaugurado em 2022 e tinha a capacidade de receber aviões de pequeno e grande porte. A pista de pouso será ampliada para receber aeronaves de grande porte. 

De setembro de 2023 a março de 2024, Barcelos sedia a temporada de pesca esportiva, quando recebe turistas de todo Brasil, que realizam a pesca do tucunaré, principalmente o açú, pirarara e piraibas. A atividade gera emprego e renda para a região. 

O Amazonas tem 35 municípios com potencial econômico a serem desenvolvidos por essa atividade e um levantamento da Agência de Turismo do Amazonas (Amazonastur) aponta que a expectativa é de sejam movimentados R$ 500 milhões na economia do estado por temporada.  

O prefeito afirmou ao A Crítica que o acidente aéreo do  sábado não impactou a expectativa dos visitantes que irão participar da temporada de pesca esportiva no município. 

“Em relação às informações que eu saiba nenhum pacote foi cancelado. Ninguém se queixou até o momento pra mim, até agora, de nada. Até onde eu sei, quando eu estive lá no domingo, depois do acidente que eu fui com a força-tarefa vários aviões estavam decolando e pousando normalmente”, disse. 

Ele lamentou o ocorrido, mas avalia que foi um caso isolado, já que é o primeiro acidente aéreo com vítimas na história de Barcelos. A prefeitura continua com os trabalhos de divulgação da temporada e negociação com o empresariado do ramo. A meta estabelecida é que 10 mil turistas visitem Barcelos, mantendo o padrão pré-pandemia. 

No sábado, o avião de modelo Embraer EMB-110 Bandeirante, da empresa Manaus Aerotaxi decolou do aeroporto Eduardo Gomes em Manaus com destino a Barcelos levando 12 passageiros e 2 tripulantes. A aeronave se chocou contra um barranco no momento do pouso ocasionando a morte de todos. 

A Polícia Civil e a Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), que é ligado ao Centro de Investigação e prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e a Força Aérea Brasileira (FAB), investigam as causas do acidente.

O investigadores já se encontram no município para a coleta de dados e inicio das avaliação da ocorrência. Em nota, a FAB informou que não há prazo para o fim das investigações, mas que trabalharão para dar respostas no menor tempo possível.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por