TRE-AM

Justiça do AM define novos membros do TRE-AM e mandato-tampão de presidente e vice

Nomes deverão ser apreciados pelo Tribunal Superior Eleitoral e pela Presidência da República

Lucas dos Santos
27/02/2024 às 10:26.
Atualizado em 27/02/2024 às 10:59

Sede do TRE-AM (Foto: Divulgação)

Os desembargadores do Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) votaram na manhã desta terça-feira (27) os membros que deverão ocupar os cargos rotativos do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Para a vaga destinada aos advogados, a mais votada foi Maria Auxiliadora dos Santos Benigno, com 20 votos.

Para a vaga destinada aos advogados, a mais votada foi Maria Auxiliadora dos Santos Benigno, com 20 votos. (Foto: Divulgação)

Completam a lista tríplice os advogados Fábio Nunes Bandeira de Mello, com 16 votos, e Adriana Lo Presti Mendonça, com 13 votos. O escolhido substituirá o juiz Pedro de Araújo Ribeiro.

Para a vaga disponibilizada à Classe dos Magistrados – Juiz de Direito, o mais votado foi Cássio André Borges dos Santos, com 17 votos. Jean Carlos Pimentel dos Santos e Irlena Leal Benchimol receberam um voto cada.

As listas tríplices deverão ser encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apreciação e, posteriormente, escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 Mandato-tampão

 O Pleno também elegeu como membros titulares os desembargadores João de Jesus Abdala Simões e Airton Luís Corrêa Gentil para a Classe dos Magistrados – Desembargadores.

João de Abdala Simões substituirá o desembargador Jorge Manoel Lopes Lins e cumprirá um curto mandato de presidente do Tribunal Regional Eleitoral, semelhante ao que ocorreu com o mandato-tampão do desembargador Flávio Pascarelli no TJ-AM, para que as Cortes realizem novas eleições no início do ano, fazendo com que os mandatos das presidências de ambos os tribunais ocorram ao mesmo tempo e fiquem em conformidade com o calendário orçamentário do judiciário.

Já o desembargador Airton Gentil substituirá a desembargadora Carla Reis como vice-presidente e corregedor eleitoral nos próximos meses até o início de 2025.

Simões e Gentil estarão à frente do TRE-AM durante as eleições municipais de 2024. O mandato terá duração de oito meses, entre maio e dezembro.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por