Carta de serviços

Laboratório passa a contar com exame de diagnóstico para micoses em humanos e animais

Diagnóstico de esporotricose foi incorporado à rede de atenção básica do Estado, com área destinada à micologia

acritica.com
online@acritica.com
25/09/2022 às 09:55.
Atualizado em 25/09/2022 às 09:55

(Foto: Divulgação)

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), aumentou a carta de serviços prestados à rede de atenção básica do Estado. Desde agosto, a instituição, que também é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), conta com uma área destinada à micologia, iniciando a oferta com o diagnóstico de esporotricose.

A biomédica Layssa Barroso é a responsável pela área dentro do Lacen-FVS. Segundo ela, o objetivo é tornar o laboratório referência no assunto no Amazonas.

“A micologia no Estado precisa ser estruturada de forma que venha atender as demandas que existem na população. É de suma importância que a nossa região tenha um laboratório que seja referência, já que estamos em uma região quente e úmida, onde a proliferação de fungos é propícia”, destacou.

A doença se manifesta quando há contato dos fungos com partes mais profundas da pele, por meio de um corte. Para identificar os casos em humanos e animais, utilizando a estrutura disponível, o Lacen tem trabalhado inicialmente em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa-Manaus), de onde vem a maior demanda para os casos suspeitos de esporotricose.

De novembro de 2020 a julho de 2022, foram 300 casos confirmados de esporotricose animal. Os casos confirmados em humanos começaram com 3 em 2020.

Em 2021, foram 98 casos, e no primeiro semestre de 2022 foram 125 novos casos, dos quais 108 (74,34%) são procedentes da zona oeste do município de Manaus. Os dados estão disponíveis na Nota Técnica Conjunta nº 015/2022 Devae/DAP/DRA/SUBGS/Semsa.

(Foto: Divulgação)

 Com o diagnóstico laboratorial, o objetivo é fazer o melhor controle da doença, identificando casos no interior e também na rede privada. Para o diagnóstico, são coletadas amostras com uso de hastes flexíveis (swabs) das lesões.

Em laboratório, a amostra é cultivada em meio de cultura e, posteriormente, é necessária a visualização em microscópio. “A área de micologia é muito manual. Nosso principal investimento foi em produtos químicos e recursos humanos”, lembrou a biomédica Layssa.

Fortalecimento da micologia

O fortalecimento da micologia, com a oferta de exame micológico, é um trabalho alinhado com a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública, do Ministério da Saúde (MS). Para o futuro, a expectativa é ampliar a oferta com diagnóstico diferencial para micoses sistêmicas nas amostras de tuberculose. O Amazonas é referência no tratamento e controle de tuberculose no Brasil. 

“Muitas pessoas têm sintomatologia compatível com tuberculose, no entanto, os exames realizados para diagnóstico apresentam resultado negativo, e esse pode ser indício de uma doença fúngica. Uma das nossas propostas é inserir como exame diferencial o exame micológico para investigar se os fungos também podem estar relacionados como o adoecimento de indivíduos”, explicou Layssa Barroso.

Esporotricose

A esporotricose é uma micose profunda provocada por fungos da família Sporothrix – encontrados na terra e em materiais em decomposição, como madeiras, galhos, folhas – e que pode afetar animais e humanos. A doença se manifesta quando há contato dos fungos com partes mais profundas da pele, por meio de um corte. 

A doença tem tratamento e cura, e o diagnóstico dos animais pode ser feito em clínicas veterinárias. Por isso, o animal com suspeita de esporotricose não deve ser abandonado, maltratado ou sacrificado.

Em humanos, o diagnóstico pode ser feito por meio de atendimento na rede pública de saúde. O tratamento dura em torno de 30 dias e é feito com antifúngicos.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por