Conscientização

Ação projeta imagens contra violência sexual de crianças no bairro Cidade Nova

A ação aconteceu simultaneamente, a partir das 20h (horário de Brasília) em 20 cidades brasileiras.

Amariles Gama
online@acritica.com
17/05/2022 às 20:13.
Atualizado em 17/05/2022 às 21:03

(Foto: Arlesson Sicsú)

Projeções de imagens contra a violência sexual de crianças e adolescentes tomaram a fachada de um prédio na rua Guapiaçu, no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, na noite desta terça-feira (17). A ação aconteceu simultaneamente, a partir das 20h (horário de Brasília) em 20 cidades brasileiras.  

O objetivo é chamar a atenção da população e de governantes sobre o silenciamento e invisibilidade para este tipo de violência. A ação é uma parceria do Instituto Liberta com uma rede de artistas e coletivos espalhados por todo o Brasil, entre eles o Coletivo Projetação, o Projetemos e o Coletivo Multimanas. 

As projeções chamam a atenção para o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, celebrado nesta quarta-feira (18). E ainda para o lançamento da passeata virtual #AGORAVOCESABE, que vem sendo organizada pelo Instituto Liberta desde fevereiro, e será lançada amanhã ao meio-dia. 

Segundo a diretora-presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer, a passeata virtual é a primeira no mundo e pretende romper o silêncio da violência sexual contra crianças e adolescentes. “O #AGORAVOCESABE convidou pessoas adultas de mais de 18 anos a dizerem três frases no vídeo: 'Violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade. Eu fui vítima. E agora você' sabe”, explicou. 

Diversas pessoas gravaram os vídeos com a frase padrão e eles serão exibidos juntos, sem identificação, em forma de passeata virtual, na plataforma Agora Você Sabe [agoravocesabe.com.br]. O material também será utilizado para cobrar políticas públicas de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, como resultado desse levante.

As projeções nos prédios, segundo Luciana Temer, fazem parte de toda essa ação para tentar tirar da invisibilidade este tipo de violência. “Estamos tentando tirar de várias formas, estamos em programas de televisão, na imprensa, nas mídias sociais, e agora nas projeções dos prédios”, disse Luciana.

Além de Manaus, a projeções foram realizadas em  Salvador (BA), Alcobaca (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Chapada dos Veadeiros (GO), São Luís (MA), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Belém (PA), Castanhal (PA), Londrina (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Iguape (SP) e  Aracaju (SE).

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por