Panorama

Cheia do Rio Negro em Manaus atinge marca de 27,5 metros: o que isso significa?

Os dados são do Porto de Manaus, que mostram que nestes primeiros 11 dias de maio, o rio registrou uma subida 48 centímetros

Michael Douglas
online@acritica.com
11/05/2023 às 17:50.
Atualizado em 11/05/2023 às 17:50

(Foto: Euzivaldo Queiroz)

Em pouco menos de cinco meses de 2023, o Rio Negro, em Manaus, encheu exatos 8,3 metros, acalcando nesta quinta-feira (11), a marca de 27,54 metros – em 1 de janeiro a marca era de 19,24 metros. Os dados são do Porto de Manaus, que mostram que nestes primeiros 11 dias de maio, o rio registrou uma subida 48 centímetros. 

Apenas em janeiro, o Rio Negro apresentou uma cheia de 2,38 metros, enquanto no mês seguinte foi registrado mais 2,40 metros de vazante. A partir dos meses seguintes houve uma redução nos números da cheia do rio, que em março foi de 1,82 metros e em abril de 1,11. Até o momento não houve qualquer sinal de vazante. 

De acordo com o Porto de Manaus, o nível do Rio Negro deve continuar subindo até o mês de junho, mas a previsão é que ele não ultrapasse as históricas marcas de anos anteriores. 

No mais recente Boletim de Monitoramento Hidrometeorológico da Amazônia Ocidental, do Serviço Geológico do Brasil segue apontando “normalidade para época” na medição do rio Negro feita na capital. “O rio Negro desceu 3cm em média na estação de São Gabriel e nas demais estações, Tapuruguara, Barcelos e Manaus manteve as cotas próximas aos valores da mediana dos dados, o que confirma registros considerados normais para o período”, aponta.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por