Homenagem

Diretor-presidente do Cetam recebe Medalha da Ordem do Mérito Legislativo

Honraria é concedida a personalidades que se destacam por algum serviço vinculado ao cumprimento do interesse público

acritica.com
online@acritica.com
14/12/2022 às 19:06.
Atualizado em 14/12/2022 às 19:06

(Foto: Divulgação)

O diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, encerra o ano com mais um reconhecimento público: a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

A entrega da medalha aconteceu nesta quarta-feira (14/12), no Auditório Deputado Belarmino Lins. O nome do professor José Augusto foi indicado pelo deputado Belarmino Lins para receber a outorga, junto a outros 26, entre eles o governador Wilson Lima, representado na solenidade pelo secretário de Governo, Sérgio Litaiff. A Medalha da Ordem do Mérito Legislativo é concedida, desde agosto de 2002, a chefes de Estado e de governo, políticos, magistrados, membros do Ministério Público, diplomatas, além de outras personalidades que tenham se destacado por algum serviço vinculado ao cumprimento do interesse público. 

“Estou extremamente grato pelo reconhecimento do trabalho realizado. Isso é prova de que o serviço público prestado foi útil para a sociedade”, ressaltou o homenageado, que é servidor de carreira da Secretaria de Estado de Educação e Desporto e tem se dedicado ao avanço do ensino há 30 anos. 

Em 2022, o professor conclui o segundo mandato frente ao Cetam, uma trajetória marcada por realizações na capital e no interior do estado. Este ano, o diretor-presidente recebeu a Medalha Ruy Araújo; Medalha Tiradentes; Medalha de Ouro Garcitylzo do Lago Silva; e o título Líder Educacional do Ano (Latin American Quality Institute).

Referência no ensino profissional e tecnológico no Amazonas, com cursos diversos sendo ofertados de forma totalmente gratuita, o Cetam está presente em todas as zonas de Manaus e nos 61 municípios amazonenses. Além da alta qualidade de seus cursos técnicos e de qualificação profissional, os diplomas e certificados emitidos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e válidos em todo o território nacional.

Durante esse período, as conquistas foram muitas. Vale ressaltar algumas delas. Na capital, por exemplo, moradores da zona Norte ganharam uma unidade moderna, com o que há de melhor em termos de arquitetura inovadora e equipamentos de última geração. Também foi entregue à população uma escola do Cetam no município de Benjamin Constant, não deixando nada a desejar às demais unidades.

Mês passado, em Manaus, foi a vez da zona Leste comemorar. O Governo do Amazonas entregou, totalmente reformado, mais um prédio do Cetam: o Centro Cultural Aníbal Beça. Lá, serão ofertados cursos técnicos e de qualificação profissional, nos turnos manhã, tarde e noite.

Marca inédita

Este ano, o diretor-presidente do Cetam, com a ajuda de sua equipe, conseguiu ofertar mais de 250 mil vagas em cursos. A última marca significativa foi atingida em 2018, ano em que o professor José Augusto também estava à frente da instituição: 196.569 vagas para ser mais preciso.

Para 2023, mais crescimento à vista. O Cetam busca protagonismo no segmento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Para tal, o diretor-presidente criou uma Comissão de Estudo e Pesquisa, formada por doutores e mestres da instituição. “A Comissão é responsável pela realização de estudos e pesquisas para o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em nível estadual”, 
explicou o professor.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por