anos de história

Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas completa 107 anos de serviço para o Estado

O Instituto reúne os principais acervos da história do Amazonas

Arquipo Góes
online@acritica.com
26/03/2024 às 18:03.
Atualizado em 26/03/2024 às 18:03

IGHA é localizado na Rua Frei José dos Inocentes, em um prédio de dois andares no centro histórico de Manaus (Foto: Divulgação)

O Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA) é um instituto cultural, histórico e científico, com fins arquivísticos e de pesquisa que está fazendo 107 anos em atividade neste ano de 2024.

Ele foi fundado em 1917 e colocado como patrimônio histórico pelo Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico do Amazonas (CEDPHA) em 1980. O processo de fundação do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas começou no dia 11 de março de 1917, data da primeira ata de reunião, onde foi designada uma comissão para elaborar o estatuto da instituição.

Para o Presidente do IGHA, José dos Santos Pereira Braga, o órgão foi essencial para a construção da história do Amazonas.

"O Instituto assumiu um papel de protagonista em vários campos de estudos, na posição de centro de memória e em arregimentar as inteligências da época em derredor de uma instituição cultural, até então inexistente. Esse caminho tem sido percorrido e mantido, e mais, engrandecido", disse o presidente.

O instituto é apto a realizar pesquisas nas mais diversas áreas, como: história, antropologia, filosofia, astronomia, botânica, sobre os limites estaduais da região, geologia, agricultura, comércio, navegação, além da capacidade de tratos com os mais diversos documentos a respeito da região.  O instituto também possuía a função de preencher lacunas quanto a produção intelectual amazonense.

O presidente do IGHA destacou mudanças importantes para o instituto durante os anos, entre elas a inserção das mulheres 

" A mudança que pode ser destacada, também, deu-se com o ingresso de mulheres como socias, o que teve início somente nas décadas de 1960, enquanto nos dias correntes podemos contar com a lucidez e a inteligência de várias professoras e cientistas sociais (...). Outro aspecto é que desde a fundação e até a década de 1960, somente maçons haviam sido presidentes do Instituto, e isso foi rompido com o desembargador André Araújo, isso porque o IGHA foi criado sob a inspiração da Maçonaria e por membros da instituição maçônica, o que também implicava na restrição à presença de mulheres em seus quadros, embora isso não fosse restrição expressa em estatuto", afirmou o presidente.

Presidente do IGHA, José dos Santos Pereira Braga (Foto: Divulgação)

O IGHA é localizado na Rua Frei José dos Inocentes, em um prédio de dois andares no centro histórico de Manaus. No acervo do instituto contém documentos legais, folhetos, revistas e jornais. Esses documentos são da época provinciana e também dos primeiros anos da Primeira República. O espaço pode ser visitado gratuitamente. 

"As pessoas podem e devem. É muito bom recebermos a todos os interessados em estudos sobre o Amazonas. A biblioteca, arquivo e museu estão franqueados, gratuitamente, não tanto quanto gostaríamos posto que nosso quadro de colaboradores é reduzido, mas estamos sempre disponíveis para acolher os visitantes", disse o presidente.
Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por