Após três anos, Inpa reabre espaço cultural com exposição 'Territórios da Agricultura'
Exposição foi construída coletivamente a partir de registros dos agricultores participantes do projeto. (Foto: Débora Vale)
Depois de três anos, o Paiol da Cultura do Bosque da Ciência, localizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) reabre com a exposição “Territórios da Agricultura” do Jardim Alimentício Comunitário Agroecológico (Jaca).
A mostra fotográfica apresenta a jornada formativa e etapas para a construção de projetos coletivos para fortalecer a produção saudável de alimentos. A exposição segue no Paiol da Cultura até 3 de dezembro de 2023, de 9h às 17h, exceto às segundas-feiras.
O objetivo do Jaca é contribuir para a segurança alimentar das pessoas que estão nos territórios agrícolas do Estado do Amazonas e promover ações coletivas de produção e comercialização de alimentos saudáveis, possibilitando sua adoção em diversos locais na área urbana e periurbana de Manaus.
O projeto é promovido pela empresa Evoluir e conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio da Bayer.
Além disso, o projeto promove oficinas e cursos ofertados com base no método do sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), possibilitando a implantação do sistema em diversos locais na área urbana e periurbana de Manaus.
A exposição segue no Paiol da Cultura até 3 de dezembro de 2023. (Foto: Camila Barbosa)
Sua criação envolveu diversos atores, como agricultores de assentamentos e cooperativas, feirantes, representantes de institutos de pesquisa, de universidades, de coletivos, redes estudantes, movimentos de mulheres indígenas, entre outros.
A coordenadora do projeto, Mariana Monferdini, destaca que a exposição foi construída coletivamente a partir de registros dos agricultores participantes do projeto e dos integrantes do Jaca.
Este é um espaço onde são realizadas exposições e instalações que caminham na intersecção entre ciência, cultura e sustentabilidade. O diálogo entre esses campos permite alimentar e explorar a criatividade, a aprendizagem, a reflexão e o convívio com a natureza e a diversidade.
A programação no Paiol da Cultura é variada, com exposições de artes, fotografias, projetos científicos e outras atividades afins. Localizado numa área baixa do terreno do Bosque, o Paiol fica quase “encravado na terra”. Foi construído pelo Inpa para ser depósito de produtos que necessitassem de segurança ao manuseio, utilizados nas pesquisas científicas do Instituto. Anos após a desativação, foi transformado na nossa “galeria de ciência e cultura”.
Tem interesse em fazer exposição no Paiol?
Entre em contato com a coordenação pelo e-mail bosquedacienciaam@gmail.com ou digital.inpa@gmail.com