Livro

TEA: relatos da vida real contadas em livro

Obra reúne várias histórias pessoais e profissionais de mães de autistas e especialistas da área

Amariles Gama
online@acritica.com
19/11/2023 às 09:06.
Atualizado em 19/11/2023 às 09:06

Livro foi escrito pela jornalista e pesquisadora Carla Martins, a pedagoga especialista em deficiências sensoriais, Denise Teperine, e psicopedagoga Maria do Socorro dos Santos. (Divulgação)

“À medida que a informação passa a ser mais difundida, a tendência é que os autistas sofram menos processos de exclusão”. Esta é a proposta do livro ‘O amor extraordinário no TEA’.

A obra reúne uma coletânea de relatos pessoais e profissionais de mães de autistas e especialistas na área, que compartilharam suas experiências na jornada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).  

Escrito pela jornalista e pesquisadora Carla Martins, a pedagoga especialista deficiências sensoriais, Denise Teperine, e psicopedagoga Maria do Socorro dos Santos, o livro pretende expandir o conhecimento sobre o TEA e ampliar o espaço para pessoas com autismo. A obra traz à tona histórias de pessoas e profissionais envolvidos no cuidado, educação e tratamento de pessoas autistas.   

A psicopedagoga Maria do Socorro, que é mãe atípica e uma das autoras, destaca que o objetivo do livro é ajudar outras mães que se depararam com o diagnóstico de autismo na família e precisam de informações adequadas para o cuidado e tratamento necessários. Socorro também é a fundadora da instituição Mãos Unidas Pelo Autismo (Mupa), que atua na assistência a esse público e seus familiares.  

“O livro veio da inquietação de deixar a minha história para que ajudasse outras mães, porque na época do diagnóstico do meu filho eu fiquei meio que perdida, me sentindo sozinha. Então, é deixar a nossa história escrita, principalmente no Amazonas, porque um dia nós não estaremos mais aqui, mas a nossa história estará aí para outras pessoas se inspirarem e não acharem que tudo está perdido”, destacou Socorro.  

A pedagoga Denise Teperine, que tem uma vasta experiência com o autismo, conta que a ideia de convidar pais e profissionais que enfrentam diariamente os desafios do autismo surgiu anos atrás, quando a comunidade autista começou a se formar.

Por reunir diversos relatos pessoais e profissionais, o livro também traz a perspectiva de que cada história é única, mostrando a diversidade do espectro e a importância da inclusão.  

“Acreditamos que ao abrirmos a oportunidade para que pudessem contar suas histórias e expressar seus sentimentos estaríamos dando voz não somente a eles, mas a todos que se identificam com eles. Conhecer e valorizar cada história reconhecendo o esforço, a luta e a perseverança para que seus filhos alcancem o melhor de si mesmos”, disse Denise.  

Um desses relatos é da membra da diretoria da Mupa, Priscila Carneiro Amarante, mãe do Vitor, de 18 anos, que tem autismo severo e recebe assistência da Mupa desde os 5 anos. Priscila afirma que quando o filho teve o diagnóstico de TEA, ela procurava informações e orientações, mas não encontrava de forma acessível.   

“Vai ser muito boa essa divulgação porque têm muitas histórias, inclusive eu sou uma das pessoas que deram depoimento, também outras mães, e um tempo atrás a gente não tinha muito informação sobre autismo e não tinha tantas instituições, hoje em dia tem bastante, tem clínicas. E quanto mais divulgação melhor, até porque a gente não vai estar aqui pra sempre com nossos filhos, então, o que a gente puder divulgar é importante para o futuro deles”, disse Priscila.  

A jornalista e pesquisadora, Carla Martins, destaca que o livro traz histórias de famílias e profissionais que com sua dedicação puderam tornar a vida de pessoas com TEA um pouco melhor.

“Este livro retrata a vida de famílias e profissionais que não imaginavam poder realizar certas coisas até que elas surgissem, e que literalmente os viraram de cabeça para baixo. Descobriram por si mesmos o potencial que tinham, até então, desconhecido diante suas limitações”, disse.

“Limitações essas que de uma maneira ou de outra, teriam que ser superadas pelas circunstâncias que chegaram, e que não tinham hora para terminar. Pais, mães e profissionais que reconheceram em si mesmos o poder de amar além da razão. O poder de amar que transformou cada dia em luta e desafios a serem superados”, completou Martins.  

Onde comprar?

O livro ‘O amor extraordinário no TEA: histórias de famílias e profissionais na Amazônia que superaram a si mesmos’ já está disponível para venda pelo link:  https://editoraappris.com.br/produto/o-amor-extraordinario-no-tea-historias-de-familias-e-profissionais-na-amazonia-que-superaram-a-si-mesmos/. Uma parte dos lucros obtidos com a venda do livro será destinado às ações de assistência da Mupa.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por