Sim e Não

Ação tardia da Arquidiocese para eleições

A mobilização tardia da Igreja, a quatro meses do pleito, foi alvo de críticas, inclusive de quem se fez presente na formação que teve baixo engajamento dos fiéis

acritica.com
11/06/2024 às 08:56.
Atualizado em 11/06/2024 às 08:56

(Foto: Divulgação)

A perda de espaço nas discussões políticas para as igrejas evangélicas foi uma das principais motivações para a Arquidiocese de Manaus movimentar leigos e leigas para debater o compromisso sociopolítico do cristão frente às eleições municipais. A mobilização tardia da Igreja, a  quatro meses do pleito, foi alvo de críticas, inclusive de quem se fez presente na formação que teve baixo engajamento dos fiéis e contou com a presença, principalmente, de atores políticos da esquerda manauara.

Retomada   -  Ao longo dos três dias de evento, que mesclou palestras e momentos místicos, representantes das áreas sociais da Igreja debateram a importância da retomada da participação política dos católicos. Os participantes puderam dar suas contribuições e criticaram a demora das lideranças eclesiais para a convocação das bases ao compromisso político. 

Presentes  -   Mesmo sem o direcionamento político-partidário, pré-candidatos e representantes de partidos compareceram à formação como Vanda Witoto (Rede), Luis Castro (PDT), Professor Bibiano (PT), Elias Emanuel (PSDB) e Zé Ricardo (PT), este último chegou inclusive a compor a mesa da cerimônia de abertura ao lado do bispo auxiliar Dom Adolfo Zon.

Prévias  -  Um dia após Marcelo Ramos (PT) apresentar 13 propostas para um futuro plano de governo para concorrer ao pleito municipal, Eron Bezerra, que concorre a preferência da Federação Brasil da Esperança pelo PCdoB, também reuniu lideranças da sigla e movimentos sindicais para apresentar suas ideias para Manaus.

Conflito de agendas  -   Eron voltou a reafirmar que não vai retirar a pré-candidatura. No mesmo dia do evento, Marcelo Ramos oficializou a participação do PDT na construção de uma pré-candidatura de esquerda, ao lado o presidente da sigla Luiz Castro.

Sem site   -   Em reunião com assessores de comunicação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), ficou decidido que a partir de 1° de julho site e as redes sociais da Casa Legislativa serão retiradas do ar. A medida foi a alternativa encontrada para que os parlamentares não caiam em crime eleitoral. 

Transmissões  -   Durante todos o período eleitoral, as transmissões das sessões plenárias da CMM, passarão a ser transmitidas ao vivo pelo canal da TV Câmara Manaus no Youtube e não mais pela página oficial da Câmara Municipal de Manaus. Especialistas em direito eleitoral questionam a real necessidade de suspensão de todas as comunicações da Casa, uma vez que há necessidade do legislador prestar contas sobre o mandato.

Consulta  -   O TRE-AM abriu consulta pública para que a população, magistrados e servidores possam indicar metas para o próximo ano da Justiça Eleitoral. O processo permite que a a sociedade apresente sugestões de metas e iniciativas que considerem relevantes para contribuir para com a prestação do serviço público. O link para o formulário está disponível do site da corte.

Exposição  -   O deputado federal Saullo Vianna (União) abre hoje, em Brasília, a exposição sobre o Festival Folclórico de Parintins com o objetivo de divulgar e levar mais turistas a conhecerem a riqueza cultural parintinense: “Neste ano, conseguimos conquistar um patrocínio recorde para o evento, graças às parcerias fundamentais com o governo federal que vai nos possibilitar, em 2024, a realizar o maior festival de toda a história”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por