Sim&Não

Assiduidade na CMM em ano eleitoral é boa

Levantamento exclusivo apontou que nos nos cinco primeiros meses de todos os 4 anos da atual legislatura a assiduidade dos vereadores é praticamente igual.

acritica.com
online@acritica.com
02/05/2024 às 07:29.
Atualizado em 02/05/2024 às 08:46

Imagem Ilustrativa (Foto: Arquivo AC/2022)

Enquanto a tendência para o ano eleitoral é um número maior de faltas - o famoso “recesso branco” -, na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o movimento foi inverso. Levantamento feito pelo SIM&NÃO indica que nos cinco primeiros meses de todos os 4 anos da atual legislatura, a assiduidade dos vereadores é praticamente igual.

Algumas mudanças na dinâmica da casa ajudam a explicar tal comportamento, como a adoção de ponto eletrônico ou mesmo a margem apertada de votos entre oposição e situação.

Números Entre janeiro e abril, nenhum dos 41 vereadores possui presença menor que 80% às sessões e Ordem do Dia, conforme dados do Sistema de Apoio ao Legislativo. Foram desconsiderados Peixoto, que perdeu o mandato, e Isaac Tayah (MDB), que iniciou recentemente.

Números 2 É o perfil do que ocorreu em 2022, por exemplo, quando 12% dos vereadores compareceram a apenas 70% das sessões. Ao compilar os dados referentes ao período em 2023, alguns parlamentares aparecem com mais de 100% de presença nas sessões ordinárias. Bessa (PSB), David Reis (Avante) e Jaildo Oliveira (PV) registraram cerca de 60% de presenças na Ordem do Dia.


Mais ausente O vereador mais ausente foi Everton Assis (União) que compareceu a 25 das 30 sessões e 21 das 25 ordens do dia. Mesmo número de faltas de João Carlos. Everton também está entre os com maior número de faltas justificadas (3), junto com Capitão Carpê (PL), Gilmar Nascimento (Avante) e Raiff Matos (PL).

Rufem os tambores Em Parintins, as conversas políticas acompanham o ritmo do boi-bumbá. Os bastidores põe o nome do vereador Massilon Cursino (PT) como possível vice de Brena Dianná (União) para a disputa à prefeitura. Ele filiou-se recentemente ao Partido dos Trabalhadores e é um nome alinhado ao governador Wilson Lima (União).

Oposição Quem não deve voltar de Parintins tão alinhada assim ao governo é a deputada estadual Mayra Dias (Avante), esposa do prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSD), que recebeu o vice-governador Tadeu de Souza para a festa da Alvorada Vermelha do Boi Garantido. A divisão dos palanques na Ilha deve jogar Mayra para a oposição na ALEAM.

Estiagem O deputado federal Pauderney Avelino (União) se reuniu, na manhã de terça-feira, com o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília, para discutir pautas da indústria amazonense, em especial, a estiagem deste ano.

Estiagem 2 Na conversa, segundo Pauderney, foi levada a necessidade de agilizar o despacho de cargas que são destinadas ao Polo Industrial de Manaus, ao comércio de Manaus, como também a saída dessas mercadorias para o restante do país, em virtude da aproximação do período da seca dos rios da região, que deve ser extrema à exemplo de 2023.

Carta do AM A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) elaborou e aprovou a Carta do Amazonas. O documento aponta a necessidade de especialização e estruturação das Procuradorias do Meio Ambiente e foi pensado durante o 3º Encontro Nacional de Procuradorias do Meio Ambiente (ENPMA), realizado em Manaus, no último mês de março.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por