Sim e Não

Ibama inicia operações na Amazônia

Agentes ambientais cortaram a floresta em busca de criminosos durante a primeira operação antidesmatamento do presidente Lula da Silva

21/01/2023 às 08:29.
Atualizado em 21/01/2023 às 08:29

(Ueslei Marcelino/Reuters)

Após quatro anos de falta de  investimento  e críticas quanto a atuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no combate ao desmatamento ilegal, agentes ambientais  cortaram a floresta com facões na última quinta-feira, no estado do Pará, em busca de criminosos durante a primeira operação antidesmatamento do presidente Lula da Silva (PT), que prometeu acabar com a crescente destruição herdada de seu antecessor, Jair  Bolsonaro (PL).  

Satélites - A agência Reuters acompanhou  as incursões no estado do Pará. Cerca de dez agentes do Ibama partiram em caminhonetes de sua base no município de Uruará, no Pará, juntamente com uma dezena de policiais federais, rumo aos pontos onde imagens de satélite mostravam madeireiros e fazendeiros desmatando. Todas dentro da Terra Indígena Cachoeira Seca.

Reforço - Na campanha eleitoral do ano passado, Lula prometeu colocar o Ibama de volta no comando do combate ao desmatamento, com financiamento e pessoal reforçados. Mas, por ter assumido recentemente, dinheiro e equipe adicionais ainda não chegaram aos fiscais na linha de frente, segundo informaram à Reuters. 

Mulher indígena - O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), afirmou que tem buscado, em seu mandato, se manter atento às demandas próprias dos povos indígenas, além de destacar a importância das raízes regionais.  Entre as iniciativas que buscam essa valorização está a Lei nº 5492/2021, que cria o Dia Internacional da Mulher Indígena.

Nomeação - Pauderney Avelino (UB), que foi a Brasília para articular com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, sobre o futuro da Zona Franca de Manaus (ZFM) no atual cenário político nacional,  será nomeado para titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) na próxima segunda-feira.

Articulação - O futuro chefe da Sedecti tem boa articulação política em Brasília e com representantes da indústria amazonense. Além de Alckmin, seu ex-colega de parlamento, Pauderney também tem um bom contato com os chefes do Ministério da Fazenda e da Receita Federal, Fernando Haddad e Robinson Barreirinhas.

Ventos fortes - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o risco de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h no Amazonas.Há risco de queda de galhos de árvores, alagamentos,  descargas elétricas e  corte de energia.

Adoções - A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) vai fazer um levantamento sobre os processos de adoção (nacionais e internacionais) realizados pelas comarcas do interior do Estado. A intenção é promover um mapeamento desses processos, saber quais os municípios com maior número de adoçõe e o andamento processual.

Adoções 2 - Segundo o novo corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes, a intenção da CGJ será no sentido de orientar os magistrados e servidores das comarcas amazonenses a respeito da celeridade e de maior controle processual, caso seja necessário.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por