SIM E NÃO

MPF pede aumento de pena de gerente do Banco da Amazônia em Boa do Acre

O recurso pede que a pena do réu seja de 7 anos e 4 meses de reclusão por ter concedido 704 empréstimos e financiamentos de forma irregular, gerando um prejuízo de R$ 26 milhões à agência

acritica.com
20/01/2023 às 08:29.
Atualizado em 20/01/2023 às 08:29

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso de apelação à Justiça Federal no Amazonas para aumentar sentença que condenou o ex-gerente do Banco da Amazônia,  Salomão Sousa Alencar, a três anos de reclusão e pagamento de multa pelo crime de gestão fraudulenta, em Boca do Acre,  O recurso pede que a  pena do réu seja de 7 anos e 4 meses de reclusão por ter  concedido 704 empréstimos e financiamentos de forma irregular, gerando um prejuízo de R$ 26 milhões à agência.   

Desastrosas’  -  Apontados como incompatíveis com a realidade dos moradores do município, os empréstimos eram concedidos apenas para que o gerente atingisse a cota. “O acusado tinha total condição de entender o caráter ilícito de sua conduta e as consequências dela decorrentes, que, por sinal, foram desastrosas, gerando uma inadimplência milionária em uma agência que até então tinha contas regulares”, diz trecho da condenação.

Suspensa  -  Após um recurso da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) suspendeu uma ação de reintegração na comunidade do Itapuranga, localizada no ramal do Pau Rosa, em Manaus, por não seguir as novas recomendações do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecidas em novembro do ano passado.   

Suspensa   2  -  De acordo com o defensor público Thiago Rosas, da  Defensoria Especializada em Fundiário, até outubro de 2022 as ações de reintegração de posse estavam suspensas no País por causa da pandemia. Em novembro, o Plenário do STF decidiu pela retomada das reintegrações, contudo, seguindo uma série de medidas. 

Frente pela ZFM  -  Devido às declarações do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmando que uma das metas da reforma tributária é acabar com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o vereador Everton Assis (UB) irá propor a criação de uma Frente Parlamentar para acompanhar, fiscalizar e combater ações que atentem contra o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

Novo centro  - O governador Wilson Lima inaugura hoje o novo Centro de Distribuição de Imunobiológicos, com uma estrutura pioneira para armazenar e monitorar a temperatura de armazenamento, inclusive de forma remota, de vacinas e soros terapêuticos.

Articulação política  -  O ex-vereador Walfran Torres assumirá a Secretaria Municipal de Articulação Política. O anúncio foi feito pelo prefeito de Manaus, David Almeida, durante coletiva de imprensa realizada na manhã de ontem, onde foi assinada a ordem de serviço para o início das obras do Parque Gigantes da Floresta, em parceria com o Governo do Amazonas.

Apoio...  -  A Associação Juízes para a Democracia (AJD) manifestou publicamente sua solidariedade ao Juiz do Amazonas, Luis Carlos Valois, em decorrência da decisão do CNJ que determinou a suspensão de suas contas nas redes sociais (Twitter, Instagram e Facebook).
  
...a Valois  -  “A AJD está atenta ao fato de que, na atualidade, os limites da liberdade de expressão têm sido duramente testados”. A nota segue dizendo que, “o que ocorre é que nenhuma das postagens do juiz Luis Carlos Valois nas redes sociais apontadas na decisão do Conselho Nacional de Justiça incide nas proibições”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por