SIM E NÃO

Políticos propõem homenagens a Amazonino Mendes

acritica.com
14/02/2023 às 08:10.
Atualizado em 14/02/2023 às 08:10

(Foto: Divulgação)

O vereador Peixoto (Pros) apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM) indicação  para  mudar o nome  do Parque Gigantes da Floresta para Parque Municipal Amazonino Mendes. Para o vereador, a mudança vem como forma de homenagear a figura do “gigante da política amazonense”.  “Amazonino foi um dos maiores nomes da política do estado do Amazonas e merece uma homenagem vinda desta Casa”, disse.  O parque será o primeiro linear e temático da cidade e é um projeto da Prefeitura de Manaus.  

Homenagem - Na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Mayra Dias (Avante) apresentou  projeto de lei solicitando que o Centro Cultural de Parintins, mais conhecido como Bumbódromo, volte a se chamar Amazonino Mendes. Para a parlamentar, Parintins é um dos exemplos do quanto Amazonino era um homem visionário e à frente do seu tempo. 

Potencial - Mayra relembrou que, em 1987, Amazonino assistiu ao Festival Folclórico pela primeira vez e viu, nos bois Caprichoso e Garantido, grande potencial de expansão da cultura e de incentivos ao turismo na cidade e no Estado. O Bumbódromo foi inaugurado em 1988 pelo então governador Amazonino Mendes. 

Fez pelo interior -  A enfermeira e ativista de causas indígenas e ambientais Vanda Witoto publicou uma homenagem ao ex-governador, morto no último domingo, onde lembrou que ele foi o político que “mais olhou para o interior do Estado”, desenvolvendo políticas de educação, saúde e cultura. 

Luto - O Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do AMazonas (FAEA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amazonas (Senar-AM) e Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Fundepec-AM) lamentaram a morte do pesquisador da Embrapa, José Eduardo Borges de Carvalho. 

Luto 2  -  “Com seu vasto conhecimento, contribuiu enormemente com o desenvolvimento da citricultura amazonense. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares e amigos e prestamos nossa homenagem”, diz trecho de nota emitida pelas entidades. 

Terceira idade  -  De autoria da deputada Joana Darc (União Brasil), o projeto de lei 454/2022 planeja reservar vagas de estágio no nível superior em órgãos ou entidades da Administração Pública  para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A expectativa, segundo a proposta, é que dessa maneira, seja possível alcançar níveis bastante satisfatórios de desempenho físico, gerando autoconfiança, satisfação, bem-estar psicológico e interação social dessas pessoas.

Aprovados  -   50 projetos foram aprovados no Programa Produtividade em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).  A ação inédita conta com investimentos de mais de R$ 2,1 milhões para apoiar a concessão de bolsas na modalidade Produtividade em Pesquisa Fapeam.

Menor preço  -  Dados do mais recente boletim de Acompanhamento de Indústria de Gás Natural, divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), indicam  que o Amazonas é líder absoluto do ranking nacional de competitividade tarifária. O documento indica que a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) pratica a menor tarifa de gás natural nos segmentos industrial, veicular, comercial e residencial. O levantamento do MME leva em consideração o universo de 19 concessionárias de gás natural existentes no Brasil.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por