Saiba como usar o whatsapp no avião

Você pode usar o whatsapp no avião se tiver acesso ao wi-fi da aeronave, mas mesmo assim, na maioria dos casos, só poderá enviar mensagens de texto (chat), sem voz ou chamadas de vídeo, pois exigem uma conexão mais rápida do que grande parte das companhias aéreas oferece atualmente.

Celso Martins
Celso Martins
21/02/2022 às 21:54.
Atualizado em 24/03/2022 às 21:44

Você se lembra da época, não muito tempo atrás, em que estar num voo lhe dava a chance de esquecer as coisas para simplesmente ler um livro ou assistir a um filme? Só que infelizmente, hoje em dia, as pessoas muitas vezes sentem que perderam um braço se não puderem ver o que os outros estão fazendo nas redes sociais ou não enviarem mensagens no whatsapp por pelo menos 10 minutos, então o wi-fi está se tornando cada vez mais comum em aviões.

Desse modo, você pode usar o whatsapp no avião se tiver acesso ao wi-fi da aeronave, mas mesmo assim, na maioria dos casos, só poderá enviar mensagens de texto (chat), sem voz ou chamadas de vídeo, pois exigem uma conexão mais rápida do que grande parte das companhias aéreas oferece atualmente. Entretanto, há alguns anos, seria impossível acessar a internet durante o voo, então o passageiro não conseguiria usar o whatsapp ou qualquer outro aplicativo em um avião, porém está se tornando cada vez mais comum agora.

E embora você possa ter sorte, obtendo acesso gratuito à internet a bordo, geralmente terá que pagar para acessar as conexões wi-fi da aeronave, sendo bastante limitada a quantidade a que o viajante realmente tem direito. Por isso, é improvável que a capacidade de transmitir vídeos e outros usos de alta demanda de dados esteja disponível. Mas certamente, com o tempo, essa habilidade virá.

Como usar o wi-fi da aeronave no modo avião

Muitas pessoas pensam que, uma vez apertado o botão do modo avião, toda a comunicação com o mundo exterior estará desligada. E mesmo que isso seja verdade, quando o passageiro muda para o modo avião pela primeira vez, não significa que não possa reativar algumas das configurações de conversação ainda estando nessa condição. 

Onde a principal razão pela qual temos que ativar o modo avião antes da decolagem é desligar os recursos de celular do telefone que, segundo as companhias, podem interferir nos sistemas da aeronave. Assim, o modo avião desativa todas as comunicações quando está nessa categoria, principalmente porque, até recentemente, o wi-fi não estava disponível em aeronaves e, portanto, não havia motivo para estar ativado. 

Este não é o caso do Bluetooth, que você pode usar com fones de ouvido compatíveis, etc., há algum tempo. No entanto, o Bluetooth também é desligado ao entrar no modo avião, portanto, precisa ser ligado novamente.

Como ativar o wi-fi no modo avião

Como fazer isso pode variar de aparelho para aparelho, mas os passos principais serão os mesmos em todos os telefones. 

Passo 1 - Acesse no celular o menu de configurações rápidas, deslizando de cima para baixo na tela inicial (duas vezes para abri-lo totalmente). Como você poderá observar, o Wi-Fi (o primeiro ícone) estará ligado e o Modo Avião está desligado. 

Passo 2 - Ative o Modo Avião, selecionando-o e você poderá notar que não apenas as funções do celular foram desligadas, mas também o Wi-Fi.

Passo 3 - Ao clicar no ícone Wi-Fi, ele será ligado novamente, mas o telefone permanecerá no modo avião. O aparelho agora pode ser usado para acessar o Wi-Fi, se estiver disponível, e acessar suas mensagens do whatsapp, se desejar. 

Quanto a se conectar ao wi-fi em um avião, cada companhia aérea terá uma maneira ligeiramente diferente de usar sua conexão para o wi-fi a bordo. Onde o viajante receberá instruções sobre como fazê-lo. 

 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por