Por dentro do significado

Compositor de ‘Sentinela da Floresta’ fala sobre inspiração de toada que descreve a Caaporanga

Toada foi entoada com a primeira alegoria do Caprichoso na primeira noite de apresentação

Luana Carvalho
luanacarvalho@acritica.com
25/06/2022 às 01:57.
Atualizado em 25/06/2022 às 02:26

Roberto Jr. e Gerlean Brasil (Arlesson Sicsú/Freelancer")

“Sua natureza assola os males. Vem com seres descomunais”, descrevem os compositores de ‘Sentinela da Floresta’, toada do Caprichoso que entoou os movimentos da alegoria Caaporanga, que disputou o item 17 (Lenda Amazônica), abrindo a primeira noite do Festival Folclórico de Parintins 2022 para o bumbá azul e branco.

A toada descreve a Caaporanga, um dos seis espíritos da natureza, segundo o povo Maraguá da região do rio Abacaxis, de Nova Olinda do Norte (AM). Os compositores Gerlean Brasil, Ricardo Fábio e Roberto Jr. se inspiraram na toada baseada em uma pesquisa feita em três livros do escritor e ilustrador indígena Yaguarê Yamã. 

O compositor Gerlean Brasil explica que a composição é uma continuação do ritual ‘Urotopiãg Maraguá’, também escrita por ele e que entoou o ritual indígena do Caprichoso na primeira noite do festival de 2014.  

“Na sequência da pesquisa, eu buscava algo que representasse a natureza e consegui encontrar a Caaporanga, que é descrita como espírito protetor das matas.  Colocamos a toada para apreciação pela primeira vez no concurso de toadas de 2016, não passou. Em 2020, no projeto ‘Terra, nosso corpo e nosso espírito’ ela foi abraçada”, explica Gerlean, que reformulou a composição três meses antes da decretação da pandemia.

O compositor, conhecido por toadas estratégicas para disputas no festival revela, emocionado, que se sente realizado por ter este trabalho pautado em obras literárias como um dos destaques da primeira noite de apresentação do Caprichoso.

“É um tema muito rico e  levar essa toada para a arena, com sua musicalidade reformulada, é uma satisfação imensa. A gente fez a reestruturação e trabalhou a questão da produção em tempo recorde para essa apresentação”, completa Gerlean, que em 2015 assinou o hit “Tem Folclore na Floresta" e em 2016 o Ritual Tocaia Kagwahiva, uma interpretação de um texto do Instituto Socioambiental da Amazônia (ISA) sobre a prática de xamanismo do povo Parintintin. 

Em 2021, Gerlean Brasil foi coautor de ‘Estrela do Destino’, escrita durante a pandemia, que diz que “o Caprichoso é um sentimento que recompõe, restaura a confiança, preenche as lacunas incompletas de um coração inconformado”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por