Parintins 2023

Festa no Bumbódromo na véspera das apresentações gera preocupação nos bumbás

A CRÍTICA apurou que o governo estuda realizar a tradicional Festa dos Visitantes no palco principal do festival folclórico um dia antes do início das apresentações, quando o local estará tomado por alegorias, artistas finalizando obras e brincantes na fila da 'galera'

Dante Graça
dante@acritica.com
15/05/2023 às 21:05.
Atualizado em 15/05/2023 às 21:07

Bumbódromo é o palco principal de apresentação dos bumbás Caprichoso e Garantido desde 1988 (Arquivo/AC)

O Governo do Amazonas está trabalhando com a possibilidade de realizar a Festa dos Visitantes de 2023, que acontece sempre na véspera do início do Festival de Parintins, no Bumbódromo, o palco principal da festa.

A Festa dos Visitantes é um evento tradicional em Parintins, mas jamais foi realizado no Bumbódromo justamente como forma de preservar o palco do festival folclórico. Equipes técnicas das mais diversas áreas costumam usar a véspera do primeiro dia do Festival para deixar o Bumbódromo pronto para as apresentações de Caprichoso e Garantido. 

Além disso, há uma questão logística e de segurança - tanto de pessoas, quanto de alegorias: na quinta-feira que antecede o Festival, o entorno do Bumbódromo já é tomado por alegorias - inclusive com artistas trabalhando na finalização de suas obras - e com as filas devidamente formadas para quem quer espaço nas galeras.

A possibilidade tem gerado preocupações em nomes ligados ao Caprichoso e ao Garantido, por entenderem que o palco da festa pode ficar prejudicado em virtude do aparato técnico a ser colocado na arena, bem como em relação a possíveis danos às alegorias. Para que se tenha uma ideia, nos dias que antecedem o Festival, os bumbás botam seguranças e isolam o trânsito de pessoas para evitar qualquer prejuízo às alegorias - o que seria missão impossível em caso de uma Festa dos Visitantes naquela área.

A reportagem apurou que a ideia já é discutida pelo governo há pelo menos duas semanas, inclusive com idas de equipes ao município. Ao longo de uma semana, a procuramos o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Cultura em duas oportunidades, com nove perguntas no total. Em ambas, a resposta foi apenas uma: “o Governo do Amazonas informa que está em fase de definição de todas as ações relacionadas ao Festival Folclórico de Parintins 2023, com o planejamento dos serviços e atividades que serão oferecidos durante a festa em fase de finalização”.

Um dos questionamentos feitos e não respondido foi se o Governo do Amazonas iria realizar a festa sem convênio com a Prefeitura de Parintins, que tradicionalmente aporta recursos na festa - é ela a responsável pela distribuição das pulseiras de acesso ao evento e pela organização como um todo. A reportagem apurou que a Prefeitura já deu entrada no pedido de convênio junto à SEC, mas não teve o pedido respondido.

Público ficaria reduzido

O planejamento do governo é realizar o evento na arena, com um palco em 360 graus, e com presença de público tanto na área onde os bumbás se apresentam quanto  nas arquibancadas.

Nesta configuração de evento, a reportagem apurou que a capacidade do Bumbódromo ficaria em, no máximo, 15 mil pessoas. Para o Festival de Parintins, são pouco mais de 13 mil lugares, entre pagos e gratuitos, mas para a Festa dos Visitantes não seria possível utilizar os camarotes, já previamente comercializados e que são cedidos aos compradores para ornamentação com pelo menos 15 dias de antecedência.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por