Execução

Membro de facção criminosa ‘Celsinho da Compensa’ é executado em Letícia, na Colômbia

Turista holandesa também morreu na ação dos criminosos

Joana Queiroz
16/06/2022 às 15:37.
Atualizado em 16/06/2022 às 15:37

(Foto: Reprodução)

O traficante e integrante da facção criminosa Revolucionários do Amazonas (RDA) Afonso Celso Caldas de Lima, o “Celsinho da Compensa”, foi executado a tiros em um restaurante na cidade colombiana de Letícia, nesta quarta-feira (15).

Ele era fugitivo da Justiça do Amazonas, condenado a 24 anos de prisão pelo crime de tráfico de droga e era procurado pela Interpol. De acordo com informações da polícia de Tabatinga, o ataque foi para matar Celso. Durante a ação criminosa, um dos tiros acertou a turista holandesa Manon Van De Zande, 25, que estava com amigos almoçando no mesmo restaurante. Ela foi socorrida e levada para uma unidade Hospitalar de Tabatinga, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

(Foto: Reprodução / Redes Sociais)

 De acordo com informações da Polícia Militar do Amazonas, o assassinato de Afonso Celso foi motivado pela briga por território e pelo domínio de rota do tráfico.

O traficante é ex-integrante da facção criminosa Família do Norte (FDN) e por muito tempo lavava dinheiro do tráfico. Devido à sua alta periculosidade, tornou-se alvo da operação da Polícia Federal La Muralha, em 2015.

Em 2016, Celso foi preso com 70 quilos de droga. Na ocasião, ele confessou a posse dos entorpecentes que, segundo o delegado de Polícia Civil Rafael Allemand, estavam enterrados em um quarto de uma casa próximo da residência do suspeito.

"A droga estava acimentada. Tinham dois quartos na casa e os entorpecentes estavam embaixo de uma placa de cimento. Nós tivemos que quebrar e cavar", disse Allemand.

Além dos mortos, outras pessoas ficaram feridas, entre eles, um advogado e um empresário que estavam na mesa com o traficante. Os dois também foram socorridos e levados para unidades hospitalares de Tabatinga. Não há informações sobre o estado de saúde dos dois.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por