na conta

Mesmo após condenação por homicídio, ex-PMs continuam recebendo pela Corporação

Bruno Cezanne Pereira e Joseney das Neves Morais foram condenados pela morte de Jancicley Stone de Souza, morto em agosto de 2015

Thiago Monteiro
online@acritica.com
27/03/2024 às 18:17.
Atualizado em 27/03/2024 às 18:17

(Foto: Arquivo / AC)

Mesmo com uma condenação judicial registrada no último dia 7 de fevereiro deste ano pela morte do colega de farda Jancicley Stone de Souza e com determinação, que tanto o Comando da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), quanto o Governo do Estado fossem comunicados da sentença condenatória, que demanda a perda do cargo público, o cabo Bruno Cezanne Pereira e o sargento Joseney das Neves Morais receberam remuneração no mês passado.

De acordo com informações do Portal da Transparência do Governo do Amazonas, Joseney Morais recebeu R$ 8.899,77 e Bruno Cezzane o valor de R$ 8.669,73.

Conforme a Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri, Joseney foi condenado a sete anos, dois meses e 20 dias de reclusão, em razão da prática do crime de homicídio simples privilegiado, tipificado no artigo 121, parágrafo 1.º, do Código Penal. Bruno Cezanne Pereira foi condenado a 12 anos e 11 meses de reclusão, também pela prática do crime de homicídio qualificado-privilegiado, tipificado no artigo 121, parágrafo 1.º e parágrafo 2.º, inciso IV do CP.

Na morte de Jancicley Stone também foi condenado ex-PM Germano da Luz Júnior, que foi preso no último sábado (23) em Manacapuru com o delegado Ericson de Souza Tavares, atualmente titular do 6º Distrito Integrado de Polícia(DIP), os investigadores da Polícia Civil do Amazonas (PCAM) Eliezio Alencar de Castro, Anderson de Almeida Maia, e Alessandro Edwards da Cruz, os policiais militares sargento Alexandro Conceição dos Santos, os  cabos Eldon Nascimento de Souza, Ueslei Rodrigues da Silva,  Kemer Cruz Pimentel e Edvaldo Ewerton Pinto de Souza, 25, que foi alvo da Polícia Federal (PF) da operação Fair Play, entre 2021 e 2022, suspeitos de crimes de extorsão mediante sequestro, porte de arma de fogo, associação criminosa, adulteração de veículo automotor e entre outros. 

Morte de PM

Jancicley, segundo o que consta no inquérito policial,  estava dirigindo seu veículo, uma Hilux SW4, branca, sem placas, saindo do Ramal da Anaconda, quando foi abordado pelos policiais, que estavam em três motocicletas, sem identificação da corporação. 

A vítima não teria obedecido aos sinais para parar, momento em que os PMs  dispararam contra o veículo, que capotou. Ainda segundo a denúncia, a vítima, então, foi alvejada novamente, não resistindo e morrendo ainda no local.

Bruno Cezzane

No ano passado, Bruno Cezanne estava sendo procurado pela Polícia Civil por envolvimento em um roubo de caminhão carregado com sacas de areia. Neste caso, ele se entregou em junho de 2023 ao delegado Costa e Silva, no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP). 

Desde 2015, Cezanne está envolvido com um grupo de extermínio, quando foi preso na operação "Alcateia", deflagrada para prender policiais envolvidos no evento criminoso que ficou conhecido como "Fim de Semana Sangrento".

Na época da operação "Alcateia", ele era da Força Tática e, juntamente com outros colegas de farda, Messias do Carmo Leite Júnior, Jonathan Melo da Silva, Elielton Gama da Silva, Charles dos Santos Farias, George McDonald's Rodrigues de Oliveira, Dorval Júnior Carneiro de Matos, Klébert Cruz de Oliveira, Adson Souza de Oliveira, Magno Azevedo Mafra Germano da Luz Júnior e Manoel dos Santos Oliveira, foram alvos da ação.

O Ministério Público aponta que o cabo está envolvido nas mortes de Fabrício de Oliveira Cavalcante e Anderson Sales Soares, além da tentativa de homicídio contra Carla Didia de Sousa Santos, na tentativa de homicídio contra Valberson de Jesus Ferreira, Valdson de Jesus Ferreira e Edney de Freitas Avinte, no homicídio qualificado contra Roberto César Amaral dos Santos, Émerson Lopes de Jesus e Paulo de Almeida Ramos.

Sem resposta

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Segurança Público do Amazonas (SSP-AM) e PMAM sobre a situação dos policiais militares, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta sobre o assunto.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por