ACHADOS

Univaja afirma que corpos de Bruno Pereira e Dom Phillips foram encontrados

Indigenista brasileiro e jornalista britânico estavam desaparecidos há 11 dias

acritica.com
online@acritica.com
15/06/2022 às 18:30.
Atualizado em 15/06/2022 às 19:28

(Foto: Reprodução)

De acordo com o assessor jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Yura Marubo, os corpos do indigenista e servidor público Bruno da Cunha Araújo e do jornalista inglês Dominic Mark Phillips foram encontrados na tarde desta quarta-feira (15) pela Polícia Federal.

A informação foi confirmada durante uma entrevista de Yura para o programa Alerta, da TV A CRÍTICA.

"Recebemos com muita tristeza a informação que a Polícia Federal realmente encontraram, neste momento, os corpos do nosso companheiro de luta Bruno Pereira e do Jornalista Dominic. O Brasil perde uma das maiores autoridades em defesa dos povos indígenas isolados", disse Yura.

Bruno e Dom estavam desaparecidos desde o dia 4 de maio, na região do Vale do Javari, nas proximidades de Atalaia do Norte. As buscas começaram ainda no mesmo dia, e uma força tarefa foi montada para encontrá-los.

Ainda sem confirmar a forma como as vítimas acabaram sendo assinadas, o assessor jurídico apenas se limitou a dizer que as mortes de Dom Phillips e Bruno Pereira ocorreu de forma brutal.

Os corpos foram encontrados pela PF a partir do depoimento de Oseney da Costa de Oliveira, o "Dos Santos", e Amarildo da Costa Oliveira, o “Pelado”, principais suspeitos destes assassinatos. Hoje, a Polícia Federal levou Dos Santos para o local onde ele e o irmão teriam deixado os corpos das vítimas.

MINISTRO TAMBÉM CONFIRMA

Agora há pouco, o ministro da Justiça, Anderson Torres, confirmou que restos de corpos haviam sido encontrados pela Polícia Federal. "Acabo de ser informado pela Polícia Federal que 'remanescentes humanos foram encontrados no local, onde estavam sendo feitas as escavações'. Eles serão submetidos à perícia", declarou o ministro no Twitter.

Assim como Amarildo da Costa, Oseney, que foi preso ontem, teve a prisão temporária decretada na tarde desta quarta-feira, pela juíza Jacinta Silva dos Santos, titular da Comarca de Atalaia do Norte.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por