Eleições 2022

A CRÍTICA colocará os vices frente a frente no dia 30

Debate será veiculado no Youtube e no Facebook do acritica.com e reunirá os oito candidatos a vice

Giovanna Marinho
giovanna@acritica.com
20/08/2022 às 09:03.
Atualizado em 20/08/2022 às 13:14

Editoras do podcast SIM&NÃO Luana Carvalho e Aruana Brianezi junto com Dante Graça irão mediar os debates com os vices (Foto: Jeiza Russo)

Figuras muitas vezes deixadas em segundo plano nas eleições ganharão holofote. O jornal A CRÍTICA e o acritica.com colocarão frente a frente, no próximo dia 30, às 18h, os candidatos a vice-governador em um debate inédito. Governadores e senadores também terão um tempo reservado em programas repaginados, todos transmitidos ao vivo pelo Youtube e Facebook do A Crítica, direto do Studio C.  

Lançado em abril do ano passado, o podcast do Sim e Não acumula mais de 60 episódios com o melhor dos bastidores da política e um público cativo. Foi pensando nessa audiência que acompanha os conteúdos de política nas redes sociais que, segundo a diretora de conteúdo de A CRÍTICA, Aruana Brianezi, surgiu a ideia de criar novos formatos para ajudar o eleitor a definir o voto.

Segundo a diretora, o plano é oferecer uma proposta para além dos tradicionais debates com os candidatos ao Governo que são transmitidos pelas emissores de televisão. A adesão foi excelente e até a tarde desta sexta-feira sete do oito candidatos e candidatas a vice confirmaram presença.

Anne Moura, Engenheiro Machadão, Cristiane Balieiro, Beto Michiles, Rita Nobre, Tadeu de Souza, Thomaz Barbosa e Vera Lúcia (Fotos: Reprodução/Redes sociais/Assessorias)

 “O vice é uma figura que às vezes fica em segundo plano, mas que a história tanto do Amazonas quanto do Brasil mostrou que não é raro eles assumirem o protagonismo. Quando você está votando em um candidato, precisa lembrar que se acontecer alguma coisa com esse candidato é o vice que em muitos casos assume. Por isso, pensamos em trazer os vices para o centro desse debate para que a gente compreenda a chapa como uma integralidade”, esclareceu Aruana. 

O editor executivo do acritica.com, Dante Graça, acrescentou que a proposta preenche a função social assumida pelo veículo em 73 anos de história: “Levar a maior quantidade de informação possível” para o povo amazonense.  

“É legal também para  entenderem um pouco da responsabilidade que eles têm. Muitas vezes a figura do vice fica totalmente esquecida, fica ali como se fosse um substituto eventual, mas acho que eles precisam entender o tamanho da responsabilidade que eles têm e colocá-los nessa condição de debater e discutir ideias acho que é uma forma muito interessante deles começarem a sentir esse tipo de responsabilidade”, justificou Dante.

Formato
O formato do debate será de perguntas e respostas entre os candidatos sobre os mais variados temas de interesse do eleitorado amazonense como saúde, segurança, educação etc.  Os embates devem durar cerca de 2 horas.

Além do debate com os candidatos a vice, o A CRÍTICA articula também o mesmo formato  com os candidatos ao Senado. A data será divulgada em breve. 

Os postulantes ao governo, por sua vez, terão entrevistas ping-pong exclusivas publicadas no jornal ACRÍTICA onde serão questionados sobre suas propostas para o Amazonas. Eles também devem participar  individualmente de uma sabatina com os editores do Sim&Não e a equipe de Política do jornal A CRÍTICA, transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por