ATAQUES EM BRASÍLIA

Alexandre de Moraes vai decidir se amazonenses presos em Brasília poderão ser transferidos

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) disse que acompanha o caso e presta apoio à DPU e à Defensoria Pública do Distrito Federal

Waldick Junior
politica@acritica.com
20/01/2023 às 19:22.
Atualizado em 20/01/2023 às 19:46

(Foto: Reprodução)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deve decidir se autoriza a transferência de presos amazonenses em Brasília (DF) para penitenciárias em Manaus. A informação foi confirmada para A CRÍTICA pela Defensoria Pública da União (DPU), que acompanha os acusados de terem invadido e depredado as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.

“As pessoas mantidas presas serão procuradas pelos defensores públicos nos presídios para declarar se pretendem aguardar o julgamento no Distrito Federal ou nos estados de origem. Os pedidos de recambiamento serão apresentados ao STF, para apreciação do ministro Alexandre de Moraes.”, informou a DPU. 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) disse à reportagem que acompanha o caso e presta apoio à DPU e à Defensoria Pública do DF. Solicitamos a quantidade de amazonenses detidos em Brasília e ainda aguardamos resposta. 

Em reportagem de 13 de janeiro, A CRÍTICA noticiou que pelo menos três amazonenses contactaram a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) para solicitar apoio. Embora as identidades dos presos não tenham sido reveladas, a OAB informou se tratar de um homem de 40 anos e duas mulheres, uma de aproximadamente 30 e outra de 50 anos.

Balanço divulgado pelo STF nesta quinta-feira (19) informou que Moraes havia mantido a prisão de 740 pessoas por suspeita de participação nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Dentre os crimes apontados, estão: atos terroristas, associação criminosa, abolição violentado Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por