disputa

Após ser chamado de "Judas" por Menezes, Capitão Alberto Neto tenta criar comissão de ética no PL

Esta comissão vai analisar a denúncia de Alberto Neto que acusa Menezes de violar o código de ética da sigla por conta das críticas deferidas ao ex-capitão

Jefferson Ramos
jeffersonramos@acritica.com
17/07/2023 às 18:04.
Atualizado em 17/07/2023 às 18:05

Voto contrário de Alberto Neto sobre reforma tributária causa polêmica com Coronel Menezes (Foto: Reprodução)

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que foi chamado de “judas” por Coronel Menezes (PL) por não ter votado com a bancada amazonense pela aprovação da reforma tributária na Câmara, convocou filiados do partido com direito a voto para para eleger a comissão de ética do partido.

Esta comissão vai analisar a denúncia de Alberto Neto que acusa Menezes de violar o código de ética da sigla por conta das críticas deferidas ao ex-capitão. O deputado preside o comitê municipal do partido em Manaus. 

Na eleição de 2022, Coronel Menezes rivalizou com o senador Omar Aziz (PSD) pela disputa da única cadeira ao Senado pelo Amazonas. Foi derrotado, mas permaneceu na segunda colocação com uma votação de 737 mil votos. 

A escolha dos membros da comissão de ética e disciplina partidária será realizada na próxima segunda-feira (24) às 09h00, no Bairro Adrianópolis. Pelo estatuto do partido, o estatuto do PL prevê que a formação do conselho de ética seja formado por cinco membros titulares e três suplentes.

Com a formação definida, os membros elegem o presidente, o vice-presidente e o secretário. Os mandatos dos eleitos devem coincidir com o do diretório que os elegeram. 

Alberto Neto foi confirmado presidente do diretório estadual em março, no mesmo mês, Menezes também foi confirmado vice-presidente do diretório estadual, que é chefiado pelo ex-senador Alfredo Nascimento. 

Pelo estatuto, os presidentes e vices têm mandatos de dois anos. É do escopo da comissão pronunciar-se sobre a desobediência ao Código de Ética aprovado pela Convenção Nacional e emitir parecer em que opinarão, se julgarem procedente a acusação, sobre a pena que deve ser aplicada. 

Menezes e Alberto Neto são os nomes do PL em Manaus que já sinalizaram interesse em concorrer ao Executivo municipal no ano que vem, quando o prefeito David Almeida (Avante) busca a reeleição. 

Motivo pelo qual a rivalidade entre ambos aumentou. Alberto Neto foi o único voto contrário do Amazonas à reforma tributária. Na sexta-feira (14) em entrevista para a jornalista Rosiene Carvalho da Band News Difusora, Alberto Neto disse que Menezes é um pré-candidato que não consegue ter apoio de ninguém e confirmou que acionará a Justiça contra o coronel. 

"As acusações que ele fez na live são totalmente descabidas, me chamando de traidor. Vou fazer a denúncia tanto de maneira administrativa porque ele feriu o estatuto do partido e também vou acionar a Justiça pelas acusações infundadas”, garantiu. 

Pelas redes sociais, Menezes disse que soube do teor da denúncia pela imprensa e que não foi notificado oficialmente. O ex- superintendente da Suframa afirmou que é preciso saber o teor da denúncia para poder apresentar a defesa na comissão. 

“Após isso, espero ter amplo direito de defesa na comissão que o próprio vai constituir e, com serenidade, vou apresentar os meus argumentos para que os membros possam fazer um julgamento isento, imparcial, justo e democrático”, publicou.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por